A história de Graça Machel é uma das contadas pelo documentário.

Imagem:

Compartilhar:

Graça Machel anuncia fim do luto por Mandela e retorno às causas sociais

Criado em 30/06/14 11h26 e atualizado em 30/06/14 11h52
Por Danilo Macedo Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil [2]

Graça Machel
Viúva do ex-presidente sul-africano voltará a abraçar as causas pelas quais trabalha há vários anos (Zahur Ramji / Mediapix / World Economic Forum)

Após quase quatro meses da morte de Nelson Mandela, considerado um dos maiores líderes da história do Continente Africano, Graça Machel declarou o fim do luto e a volta ao ativismo social em defesa das crianças e das mulheres. A organização não governamental (ONG) Graça Machel Trust, fundada pela moçambicana na África do Sul, informou em comunicado que a viúva do ex-presidente sul-africano voltará a abraçar as causas pelas quais trabalha há vários anos.

Leia também no Portal EBC:

OCDE: América Latina atravessa "momento decisivo" para relançar economia [3]

Jovem é queimada viva por rejeitar pedido de casamento no Paquistão [4]

Graça Machel estava oficialmente afastada da vida pública desde a morte do líder da resistência antiapartheid e primeiro presidente negro da África do Sul, embora tivesse aparecido em alguns poucos eventos em Moçambique. "Depois de seis meses de retiro, em luto pela morte do presidente Rolihlahla Nelson Mandela, a senhora Graça Machel vai agora voltar ao seu papel ativo como uma defensora global dos direitos das mulheres e das crianças", diz a nota da Graça Machel Trust.

No comunicado, a viúva revela que seu sonho é ver o Hospital de Crianças Nelson Mandela, idealizado pelo ex-presidente sul-africano, tornar-se realidade, além de continuar sua luta pelo acesso das mulheres africanas às oportunidades econômicas, políticas e sociais.

"Tive a sorte de encontrar em Madiba [como Mandela era chamado no seu país] um parceiro e companheiro na defesa dos direitos das crianças e das mulheres. Sou inspirada pelo seu rico legado, que promove justiça, compaixão e solidariedade", disse Graça Machel. Antes de se casar com Mandela, ela já havia sido casada com Samora Machel, líder na luta pela independência e primeiro presidente de Moçambique, que morreu em um desastre aéreo em 1986.

*Com informações da Agência Lusa

Editor: Davi Oliveira

Tags:  África do Sul [5], Nelson Mandela [6], graça machel [7], ONG [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário