Destruição na Faixa de Gaza

Imagem:

Compartilhar:

Ataque a campo de refugiados mata uma criança e fere 30 pessoas em Gaza

Criado em 04/08/14 08h48 e atualizado em 04/08/14 14h59
Por Da Agência Lusa [2] Edição:Denise Griesinger

Uma criança morreu e 30 pessoas ficaram feridas após o ataque a um campo de refugiados na Faixa de Gaza hoje (4), minutos após o início do cessar-fogo unilateral israelense, informaram fontes médicas. O ataque atingiu uma casa no campo de refugiados de Shati, matando uma menina de 8 anos, informou o porta-voz dos serviços de emergência palestinianos, Ashraf al-Qudra.

Leia também no Portal EBC:

Ofensiva em Gaza vai continuar até que Israel se sinta seguro, diz primeiro-ministro [3]

ONU diz que um em cada quatro palestinos de Gaza está desabrigado [4]

Mais de 30 de brasileiros permanecem em Gaza [5]

Testemunhas disseram que foi um ataque aéreo de Israel, mas o Exército israelense não comentou imediatamente o incidente, informando apenas que investigaria o caso. No início do dia, o Exército israelense anunciou um cessar-fogo unilateral com duração de sete horas, começando às 8h.

O Hamas disse que aceitaria a manutenção do cessar-fogo, mas alertou os palestinianos para "terem precaução máxima" ao sair das suas habitações. O Exército israelense afirmou que o cessar-fogo teria efeito sobre todo o território palestiniano, exceto a Leste de Rafah, no sudoeste da Faixa de Gaza, perto da fronteira egípcia, onde os confrontos continuam e três soldados morreram na sexta-feira.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, esta é a oitava trégua israelense e acontece no momento em que Israel é alvo de indignação internacional, após um tiro de artilharia cair sobre uma escola [6] das Nações Unidas em Rafah, no domingo (3), matando 10 pessoas.

É a terceira vez em 10 dias que uma escola das Nações Unidas é atingida. Nos últimos dois ataques, em Beit Hanoun e Jabaliya, no norte de Gaza, morreram cerca de 30 pessoas. O cessar-fogo coincide com o início de uma operação do Exército de Israel para a retirada de tropas terrestres. Não há informação sobre se a retirada será total e a região que ainda se encontra sobre ataques aéreos e de artilharia.

Todas as tréguas antecedentes foram quebradas, sendo que a última ocorreu no dia 1º de agosto, aceita por Israel e pelo Hamas, e que durou apenas duas horas. Segundo Sami Abou Zouhri, porta-voz do Hamas, o "cessar-fogo unilateral não é mais que uma tentativa de Israel de tirar atenção aos massacres que comete".

De acordo com fontes locais, morreram pelo menos 1.822 palestinianos desde o início do conflito em 8 de julho, enquanto do lado israelense morreram 64 soldados e três civil. Em um comunicado, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que ao contrário do que afirma o Hamas, o grupo têm lançado mísseis a alvo civis israelenses. O comunicado diz ainda que Israel não quer matar civis palestinos. "É um escândalo do ponto de vista moral e um ato criminoso", afirmou Ban Ki-Moon, o secretário-geral das Nações Unidas. Os EUA, principais aliados de Israel, mostraram-se "consternados" devido aos "bombardeamentos vergonhosos" de Israel.

Sem designar expressamente Israel como responsável, a ONU e Washington sublinharam que o Exército está bem informado quanto à localização de refugiados das Nações Unidas. Israel acusa o Hamas de se servir de civis como escudos humanos e de usar escolas e hospitais para lançar mísseis contra Israel.

Editor Denise Griesinger

Tags:  Internacional [1], Israel [7], Palestina [8], Faixa de Gaza [9], conflito [10], Hamas [11], cessar-fogo [12], ONU [13], Benjamin Netanyahu [14]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário