Ashraf Ghani Ahmadzai

Imagem:

Compartilhar:

Ashraf Ghani é declarado vencedor das eleições no Afeganistão

Criado em 21/09/14 16h02 e atualizado em 21/09/14 16h22
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil [2]

Ashraf Ghani Ahmadzai
Ashraf Ghani Ahmadzai

A comissão eleitoral do Afeganistão anunciou hoje (21) que o economista Ashraf Ghani foi o vencedor do segundo turno das eleições presidenciais no país, em junho, e que terminou em um impasse político. Ghani e Abdullah Abdullah eram os dois adversários que concorriam à sucessão do presidente Hamid Karzai.

Após o segundo turno, Abdullah denunciou fraudes massivas, o que provocou um processo de revisão eleitoral. A tensão subiu rapidamente entre os partidários dos dois candidatos. Ghani e Abdullah assinaram hoje um acordo de governo de união nacional, em uma cerimônia em Cabul.

Leia também:

Cerca de 70 mil curdos sírios refugiam-se na Turquia para fugirem do EI [3]

O acordo dá a presidência a Ghani e Abdullah deverá ser nomeado para um novo cargo, o de "chefe executivo", função semelhante à de primeiro-ministro. As Nações Unidas pressionaram para a constituição de um "governo de união nacional" a fim de evitar o regresso das divisões étnicas da guerra civil do final de 1990.

A comunidade internacional - em particular os Estados Unidos, principal doador para o Afeganistão – está preocupada com os riscos da agitação política a poucos meses da retirada das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), prevista para o fim do ano.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário