Compartilhar:

Ucrânia: regiões separatistas farão eleições no próximo domingo

Criado em 31/10/14 12h08 e atualizado em 31/10/14 12h36
Por Agência Lusa Fonte: [2]

Os separatistas pró-russos do Leste da Ucrânia farão eleições no próximo domingo (2). Uma votação considerada ilegal por Kiev, pela União Europeia (UE) e Organização das Nações Unidas (ONU) e reconhecida apenas pela Rússia.

As eleições, para escolher os líderes e os parlamentos regionais, ocorrem uma semana depois das votações legislativas nacionais vencidas pelos partidos pró-europeus. O acordo de cessar-fogo assinado em setembro na Bielorrússia previa a convocação de eleições locais nas regiões separatistas de Donetsk e Lugansk para 7 de dezembro, mas, no final de setembro, os dirigentes das duas  Repúblicas autoproclamadas não aceitaram quaisquer eleições organizadas por Kiev no território que controlam.

Leia também no Portal EBC: 

Chanceler russo diz que resultado das eleições na Ucrânia será reconhecido [3]

Recusando o estatuto especial que foi concedido por Kiev e reafirmando a independência que proclamaram unilateralmente em abril, os líderes de Donetsk e Lugansk anunciaram a intenção de organizar eleições locais no dia 2 de novembro. O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, advertiu na terça-feira (28) que as eleições dos separatistas são ilegais ante a Constituição ucraniana e põem em risco o processo de paz, contrariando o espírito e o acordo assinado em Minsk no dia 5 de setembro.

A Rússia, no entanto, anunciou que vai reconhecer os resultados das eleições de Donetsk e Lugansk, que considera legítimas. A UE, ONU e os Estados Unidos, pelo contrário, lamentam a votação no Leste e o apoio dado pela Rússia. Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a votação vai contra a Constituição e as leis nacionais ucranianas  lesam o protocolo e o memorando de Minsk, assinados na capital da Bielorrússia.

As eleições legislativas de domingo passado na Ucrânia foram vencidas pela Frente Popular, do primeiro-ministro Arseni Iatseniuk. O conflito no Leste da Ucrânia entre forças separatistas pró-russas e as tropas ucranianas fez 3,7 mil mortos e provocou a crise mais grave entre a Rússia e o Ocidente desde a Guerra Fria.

Tags:  Ucrânia [4], rússia [5], eleições [6], separatistas pró-russos [7], Donetsk [8], Lugansk [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário