Philae: vista do cometa a partir da sonda na descida

Imagem:

Compartilhar:

Ouça o “canto” do cometa captado pela Sonda Philae

Criado em 13/11/14 19h25 e atualizado em 08/04/15 17h20
Por Michèlle Canes Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil [2]

A Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) divulgou em sua página a descoberta de um som emitido pelo cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko que está sendo comparado com uma espécie de canto. De acordo com o texto, o fenômeno do som causou surpresa até mesmo para os cientistas.

Sonda Philae pousa com sucesso em cometa, anuncia Agência Espacial Europeia [3]

Ouça o som disponibilizado pela ESA:

 

O som captado pela sonda Philae, [4]enviada ao cometa pela ESA, está em uma frequência que não é percebida pelo ouvido humano. O “canto” está em uma frequência entre 40-50 milihertz (1 milihertz é igual a 0,001 hertz), enquanto o ouvido humano capta sons entre 20 hertz (Hz) e  20 kHz (mil hertz). Para tornar a música audível para o ouvido humano, as frequências tiveram que ser  amplificadas em cerca de 10.000.

O fenômeno foi percebido pela primeira vez em agosto deste ano, quando a nave Rosetta, que transportava a sonda, se aproximou cerca 100  quilômetros do cometa. De acordo com o blog, os cientistas acreditam que o som esteja sendo causado por partículas neutras que estão se soltando do cometa e ganhando carga. Mas o mecanismo físico por traz do fenômeno ainda é desconhecido.

 

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário