Compartilhar:

Brasil negocia acordo-marco de cooperação com a OCDE

Criado em 08/04/15 18h00
Por Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil [2]

O Ministério das Relações Exteriores anunciou hoje (8) que o Brasil decidiu negociar um acordo-marco de cooperação com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O diretor do Departamento Econômico do ministério, embaixador Paulo Estivallet, explicou que o acordo deve ser assinado até junho, e vai aprofundar e sistematizar o relacionamento com a organização, permitindo maior interação com outros países, razoavelmente desenvolvidos, sobre temas importantes para a agenda de crescimento e competitividade do governo.

“O Brasil é um país de renda intermediária, e nós achamos que a aproximação com a OCDE permitirá dar substância à estratégia do governo brasileiro de recriar as bases para um crescimento sustentável da economia com inclusão social, inovação tecnológica e preservação do meio ambiente”, disse Estivallet.

Segundo o embaixador, o país precisa encontrar o caminho para aumentar a produtividade, o que requer melhor ambiente de negócios, maior qualificação de seus trabalhadores, gastos públicos eficientes e políticas de inovação tecnológica que aumentem a competitividade da indústria no mercado internacional. “Vários desses desafios poderão ser mais facilmente superados com a cooperação internacional, inclusive com a OCDE”, disse.

O diretor do Departamento de Assuntos Financeiros e Serviços do Itamaraty, embaixador Carlos Márcio Cozendey, salientou que no momento o Brasil não tem interesse de aderir à OCDE como membro pleno, mas a negociação do acordo é um avanço na relação entre as partes. “Esse acordo significa uma mudança de patamar na cooperação do Brasil com a OCDE. O acordo sistematiza e organiza, mas também sinaliza para a OCDE o interesse renovado de aprofundar esse nosso relacionamento com a organização, que vem evoluindo cada vez mais”, disse ele.

Segundo o secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Paulo Farah Corrêa, a cooperação deve envolver diversos ministérios do governo. Especificamente em relação à sua pasta, percebe-se uma oportunidade de avançar no diálogo com a organização nas áreas de economia digital, comitê de inovação e empreendedorismo e comitê de políticas regulatórias.

Fundada em 1961 e sediada em Paris, a OCDE tem 34 países-membros e se dedica à pesquisa e estudos para o aperfeiçoamento das políticas públicas em diversas áreas, com troca de experiências entre os países-membros e parceiros como Brasil, China, Rússia e África do Sul, buscando comparar políticas públicas com as melhores práticas internacionais.

Editor Stênio Ribeiro
Tags:  brasil [3], acordo-marco [4], cooperação [5], OCDE [6], Mudança [7], patamar [8], Internacional [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário