Compartilhar:

Quase 1,3 mil imigrantes desembarcaram na Itália

Criado em 04/05/15 08h36
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil [2]

Perto de 1,3 mil dos mais de 6,7 mil imigrantes socorridos durante o fim de semana no Mediterrâneo desembarcaram hoje (4) na Itália. Outros 1,5 mil são esperados ao longo do dia, anunciou a Marinha italiana.

Um primeiro grupo de 873 imigrantes, entre os quais 103 mulheres e 52 crianças, chegou ao Porto de Pozzallo, no extremo sul da Sicília. Os imigrantes, sobretudo somalis e eritreus, serão transferidos após identificação para centros de acolhimento em Roma, Milão ou Nápoles.

Um segundo grupo de cerca de 400 pessoas chegou à cidade de Messine, no Norte da Sicília. Além de somalis e eritreus, o grupo inclui ainda sírios.

De acordo com a Marinha, são esperados no Porto de Reggio Calabria 778 migrantes socorridos em cinco diferentes operações e ao Porto de Augusta devem chegar outros 675 migrantes.

Adrian Edwards, do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, disse que a guarda costeira da Itália indicou ter resgatado 6.779 migrantes durante o fim de semana no Mediterrâneo.

Por meio da sua conta na rede social do Twitter, Edwards informou que foram encontrados dez imigrantes mortos.

A Frontex, a agência europeia encarregada da vigilância das fronteiras fora do Espaço Schengen, que permite a livre circulação de pessoas entre a maioria dos países da União Europeia (UE), disse hoje ter intensificado as suas operações no Mediterrâneo.

“Estamos tentando aumentar o número de navios e de aviões. Pedimos e obtivemos a confirmação de países europeus, entre os quais a França, sobre o envio das suas unidades”, declarou à agência France Presse Ewa Moncure, porta-voz da Frontex, que tem sede em Varsóvia.

Uma dezena de navios integra atualmente a Operação Tritão no Mediterrâneo gerida pela Frontex. Após uma série de naufrágios que causaram mais de 1,2 mil mortos em abril, os dirigentes europeus aprovaram numa cúpula extraordinária o reforço da presença da UE no Mediterrâneo, triplicando o orçamento da Operação Tritão, que era de 3 milhões de euros por mês.

Tags:  imigrantes [3], Mediterrâneo [4], Itália [5], Internacional [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário