Compartilhar:

Oposição à Cristina Kirchner disputa no dia 19 governo de Buenos Aires

Criado em 06/07/15 12h59
Por Monica Yanakiew - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil [2]

A Presidente da Argentina, Cristina Kirchner após a segunda sessão de trabalho da reunião do BRICS (José Cruz/Agência Brasil)

Oposição à Cristina Kirchner administrará Buenos Aires, principal província argentina  (Arquivo/Agência Brasil)

Os eleitores de Buenos Aires voltarão às urnas, no próximo dia 19, para escolher o novo chefe-de-governo da capital argentina. Ontem (5), no primeiro turno, o vencedor foi o candidato do PRO, Horacio Rodriguez Larreta. O partido foi fundado pelo empresário Mauricio Macri, atual chefe-de-governo de Buenos Aires e favorito da oposição nas eleições presidenciais de 25 de outubro.

Larreta obteve 45,5% dos votos, 20 pontos percentuais a mais que o segundo colocado, Martin Lousteau (25,6%), que foi ministro da Economia da presidenta Cristina Kirchner antes de filiar-se ao partido de oposição ECO. Para vencer no primeiro turno, Larreta precisava obter, no mínimo, a metade dos votos. Mariano Recalde, candidato da Frente Para a Vitoria (FPV) – partido de Cristina Kirchner – ficou em terceiro lugar, com 21,7%.

Já nas eleições presidenciais, as pesquisas de opinião indicam que a disputa será entre Macri e o candidato governista Daniel Scioli, atual governador da província de Buenos Aires, a maior e mais rica da Argentina.

Cristina Kirchner foi eleita pela primeira vez, em 2007, para suceder o marido Nestor Kirchner, morto em 2010. Quando a presidenta concluir seu segundo mandato, o casal terá governado a Argentina por 12 anos. A presidenta não tem direito a um terceiro mandato, mas espera eleger seu sucessor.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário