Somente nesta segunda-feira (10), a guarda-costeira italiana socorreu mais de 1,5 mil imigrantes no Mediterrâneo

Imagem: EPA/Lusa ©

Compartilhar:

Conselho de Segurança da ONU vai discutir crise de refugiados na Europa

Criado em 03/09/15 07h15 e atualizado em 03/09/15 07h42
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil [2]

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) vai discutir uma resolução sobre a crise dos refugiados que atravessam o Mediterrâneo para chegar à Europa, informou nessa  quarta-feira (2) o embaixador russo Vitaly Churkin. Ele disse que uma medida sobre os refugiados poderia ser adotada este mês, durante a presidência russa do conselho.

O novo texto seria diferente do projeto anterior, que teria autorizado uma força naval europeia a atacar os traficantes de pessoas que operam nas águas territoriais líbias. Churkin disse que a nova resolução iria considerar a ação fora das águas líbias.

O embaixador russo não deu detalhes, mas outras fontes diplomáticas adiantaram que a medida discutida pelos britânicos iria autorizar a apreensão em águas internacionais de barcos operados por traficantes de refugiados.

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, esteve no Conselho de Segurança em maio para solicitar o apoio da ONU ao plano europeu para a crise dos refugiados, usando a força militar contra os traficantes.

O texto solicitava a aprovação da Líbia, mas, devido ao tumulto político no país, o governo líbio que a comunidade internacional reconhece não controla a faixa costeira.

Mais de 350 mil pessoas arriscaram a vida para atravessar o Mediterrâneo este ano, segundo a Organização Internacional das Migrações, um aumento acentuado em relação a 2014, quando a travessia perigosa foi feita por 219 refugiados.

Tags:  ONU [5], Conselho de Segurança [6], refugiados [7], imigrantes [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário