Compartilhar:

Governo iraquiano abre zona verde de Bagdá à população

Criado em 04/10/15 23h07
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil [2]

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou neste domingo (4) a abertura ao público da chamada zona verde, perímetro de alta segurança em Bagdá, onde se encontram a sede do governo e várias embaixadas.

Ocupada após a invasão do país pelas forças norte-americanas em 2003, a zona verde abrange 10 quilômetros quadrados no coração de Bagdá e era considerada pelos iraquianos um símbolo da ocupação americana.

"O primeiro-ministro abriu a zona verde à circulação de pessoas e de veículos", diz comunicado divulgado pelo gabinete do chefe do governo. Segundo o texto, a abertura da área representa o cumprimento de uma promessa feita à população.

Antes da invasão do Iraque pelos norte-americanos, a zona verde acolhia o então presidente Saddam Hussein e outros responsáveis pelo regime, que viviam em palácios faustosos, que foram depois ocupados por forças estrangeiras e pela nova classe política iraquiana, que é atualmente acusada de corrupção generalizada.

As forças norte-americanas retiraram-se do Iraque no final de 2011.

Tags:  Iraque [3], Estados Unidos [4], invasão [5], Internacional [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário