Geleiras

Imagem:

Compartilhar:

Dia Mundial do Meio Ambiente tem mudança do clima como foco

Criado em 30/05/14 16h45 e atualizado em 06/06/14 15h39
Por Portal EBC

Brasília -  Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano terá o foco voltado para a mudança climática [2], com o tema  “Aumente sua voz, não o nível do mar”, com base na designação da Organização das Nações Unidas de 2014 como o Ano Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento. O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 15 de dezembro de 1972 na Conferência de Estocolmo (Suécia), cujo tema central foi o Ambiente Humano.

Nacional da Amazônia veicula spots pelo Dia do Meio Ambiente

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Reaproveitar cascas de frutas pode ajudar na preservação ambiental

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Saiba como mudar hábitos para preservar o meio ambiente

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A sede das celebrações globais da data neste ano será a ilha caribenha de Barbados [3], por conta do investimento em projetos contra a mudança do clima. Barbados incluiu a Economia Verde dentre os seis objetivos concretos de seu Plano Estratégico Nacional (2006-2025) e se comprometeu a aumentar sua quota de energia renovável para 29% de todo o consumo de energia da ilha até 2029. Isso cortaria cerca de 283.5 milhões de dólares do custo total de eletricidade e reduziria as emissões de CO2 em 4.5 milhões de toneladas, de acordo com o governo. O setor turístico de Barbados, que contribui com mais de 15% do PIB do país, e sua indústria de açúcar, que contribui com aproximadamente 2%, serão severamente afetados pela mudança do clima.

Mudanças Climáticas

Segundo informações do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente [4] (Pnuma), o nível dos mares aumentou de 10 a 25 centímetros nos últimos 100 anos devido ao aquecimento global, sendo o dióxido de carbono - principal gás causador do efeito estufa -  responsável por 85% do aumento da temperatura da Terra nos últimos 10 anos.

Sistema cantareira

Um caso  de mudança climática que afeta diretamente a população tem se verificado no estado de São Paulo, onde o Sistema Cantareira, reponsável pelo abastecimento de água para cerca de 9 milhões de cidadãos chegou ao nível de 9% após 4 anos com chuvas abaixo do previsto e teve de recorrer ao volume morto [5] - água que fica debaixo da tubulação do reservatório - como estratégia de emergência para não interromper o abastecimento de água na região.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário