Compartilhar:

Dia da Água: Entre Rios mostra urbanização de São Paulo

Criado em 12/03/15 18h52 e atualizado em 22/03/15 19h51
Por Sueli de Freitas Fonte:Portal EBC

“A urbanização de São Paulo foi uma coisa tão violenta que ocupou o lugar do rio. Então enchente é coisa que nós inventamos, é produto da urbanização”. A reflexão é da geógrafa Odete Seabra e está no documentário Entre Rios, exibido na TV Brasil neste domingo, dia 22, na programação especial para marcar o Dia da Água.

 

Dirigido por Caio Silva Ferraz, o filme mostra o surgimento da Vila de São Paulo de Piratininga a partir da chegada dos jesuítas, que se instalaram entre o Rio Tamanduateí e o Ribeirão Anhangabaú, onde os indígenas já habitavam. O local foi escolhido por ser farto em água para consumo, de um lado, e de fácil acesso ao Rio Tietê, propício para navegação, do outro lado. 

Copyright - Entre Rios

Com o passar dos anos, os rios passaram a ser vistos como obstáculos para os projetos de expansão da cidade. Na década de 1920, a região recebeu aterro e foram criados os parques Anhangabaú e Dom Pedro II. 

 

A cidade se desenvolveu a partir de projetos de canalização de rios e córregos e abertura de avenidas, como as marginais Tietê e Pinheiros, com prioridade para o transporte de automóveis. As águas passaram a correr por baixo das grandes rodovias. O Rio Tamanduateí é hoje aquele canal que passa ao lado do Mercado Municipal, no Centro. 

 

Os impactos do modelo de desenvolvimento urbano são sentidos diariamente, seja no frequente congestionamento de veículos que trafegam pela cidade, seja nos alagamentos que tomam conta das ruas em dias de chuva, restando como desafio pensar soluções para o futuro da capital paulista.  

Tags:  água [2], Dia da Água [3], são paulo [4]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [5] Fazer uma Reclamação [5] Fazer uma Elogio [5] Fazer uma Sugestão [5] Fazer uma Solicitação [5] Fazer uma Simplifique [5]

Deixe seu comentário