Compartilhar:

Embaixador do Pnuma, Don Cheadle defende o fim do chumbo nas tintas

Criado em 27/04/15 09h07 e atualizado em 27/04/15 09h12
Por Leda Letra Fonte:Rádio ONU [2]

O ator americano Don Cheadle, que é embaixador do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, está defendendo o fim da utilização do chumbo nas tintas.

Cheadle apoia a Aliança Global para Eliminação do Chumbo, uma iniciativa do Pnuma e da Organização Mundial da Saúde, OMS. A nova meta, anunciada recentemente, é eliminar o chumbo das tintas no mundo todo até 2020 e o ator será o rosto da campanha.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Embaixador do Pnuma, Don Cheadle defende o fim do chumbo nas tintas

Saúde

Ao Pnuma, Cheadle declarou que "o envenenamento por chumbo é uma grande preocupação ambiental e de saúde", principalmente para as crianças. Para o embaixador do Pnuma, é "chocante" que metade dos países do mundo ainda permita o uso de chumbo nas pinturas de casas, de escolas e de brinquedos.

Segundo o Pnuma, grandes níveis de aditivos de chumbo geram alto risco de envenenamento, principalmente para crianças e grávidas. Quando o produto é utilizado para pintar casas, escolas e parquinhos, as pessoas ficam diretamente expostas ao chumbo.

Impactos

Os impactos do envenenamento nas crianças são vários: redução do QI, dificuldades de aprendizado, hipertensão e até convulsões. A agência da ONU destaca que existem vários substitutos para as tintas com chumbo, mas seu uso continua permitido em vários países, como na decoração de casas e de brinquedos.

A aliança global está trabalhando para eliminar o chumbo das tintas e para evitar que esse produto continue sendo vendido. A Organização Mundial da Sapude acredita que por ano, a exposição de crianças a tintas com chumbo causa 600 mil casos de deficiência intelectual.

Juntos, Pnuma e OMS pedem a regulamentação e controle da fabricação, do comércio e principalmente, a eliminação do uso de chumbo nas tintas.

Tags:  meio ambiente [3], Pnuma [4], Don Cheadl [5], chumbo nas tintas [6], chumbo [7]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário