Compartilhar:

Desmatamento pode ter influenciado fim da pororoca no Araguari

Criado em 05/08/15 14h37 e atualizado em 05/08/15 14h50
Por Michelle Moreira Fonte:Radioagência Nacional [2]

Pesquisadores apontam os primeiros indícios que podem ter provocado o fim do fenômeno da pororoca no Rio Araguari, no extremo leste do Amapá. As informações foram coletadas durante expedição que durou três dias no final do mês de julho.

Confira no áudio da Radioagência Nacional:

Desmatamento pode ter influenciado fim da pororoca no Araguari 

O secretário estadual de meio ambiente, Marcelo Creão, disse que as informações preliminares da equipe confirmam algumas hipóteses levantadas para o fim do fenômeno da pororoca. Uma delas seria a influência de canais abertos pelo homem ainda na década de 80.  
 
Marcelo Creão destaca ainda a influência do desmatamento próximo ao rio, o que provoca desbarrancamentos. Com isso, aumenta a extensão dos canais e do próprio rio, além de colaborar para o assoreamento e consequente diminuição do volume e velocidade da água. 
 
Outros dois aspectos que influenciam no desaparecimento da pororoca no Rio Araguari pode ser a criação de búfalos e a atuação das hidrelétricas na região.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário