A Secretaria de Justiça de Sergipe informou  que apenas um detento teve ferimentos leves

Imagem:

Compartilhar:

Comissão de juristas critica regime diferenciado para presos

Criado em 10/05/13 19h40 e atualizado em 10/05/13 19h50
Por Mariana Jungmann Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília - O Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), adotado para presos de alta periculosidade que ficam em selas individuais e em isolamento 22 horas por dia, foi alvo de críticas hoje (10) na comissão de juristas que está elaborando o projeto de reforma da Lei de Execuções Penais no Senado.

O advogado Gamil Foppel, que integra a comissão, defendeu o fim do RDD, especialmente para presos que ainda não foram julgados. Foppel criticou a aplicação deliberada do regime disciplinar que, na opinião dele, deveria ser usado em casos de exceção e não como regra.

“Sei que vai gerar polêmica e grandes discussões, mas é o que eu penso. Não é possível nem concebível que ainda pensemos em um regime que foi criado para ser exceção e que virou regra. Se não for possível revogar, que haja prazo máximo de 180 dias e que não haja aplicação da medida para suspeitos. Colocar um sujeito preso cautelarmente no RDD porque ele é suspeito de envolvimento com organização criminosa é fazer tábula rasa da garantia constitucional da presunção de inocência”, disse o advogado, conforme informações da Agência Senado.

A manifestação de Foppel ocorreu em uma reunião feita pela comissão para a apresentação de propostas de alterações na lei. Na mesma ocasião, a procuradora de Justiça Maria Tereza Uille Gomes foi eleita relatora e ficará encarregada de compilar as propostas no anteprojeto que será entregue ao presidente do Senado, Renan Calheiros.

Mais quatro juristas compõem a comissão, que é presidida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sidnei Beneti. O colegiado foi instalado em 4 de abril e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 60 dias.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário