Compartilhar:

De que forma a população pode propor uma lei?

Criado em 09/07/13 18h52 e atualizado em 12/07/13 22h18
Por Noelle Oliveira e Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

A pauta de Reforma Política ganhou destaque na agenda nacional desde que a presidenta Dilma Rousseff propôs, no dia 24 de junho, um plebiscito para debater o tema. O Portal EBC apresenta alguns pontos que poderão ser discutidos, com base em um levantamento que considerou três elementos: propostas apresentadas pelo Executivo, projetos em tramitação no Legislativo e posições oficiais de partidos políticos e parlamentares.

Conheça as propostas para a Reforma Política [2]
 
ACOMPANHE:

Senado aprova PEC que diminui assinaturas para projetos de iniciativa popular [3]

Apenas o presidente da República, no mínimo um terço dos membros da Câmara ou do Senado, ou mais da metade das assembleias legislativas das unidades da Federação (manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros) podem propor alterações na lei constitucional. Ou seja, a participação popular não é cogitada nos casos de Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Já para projetos de lei que não modificam a Constituição é necessário a assinatura de, no mínimo, 1% dos eleitores do país (aproximadamente 1,4 milhão), de ao menos cinco unidades da federação diferentes (com no mínimo 0,3% dos eleitores em cada um deles).

 

Quais são as propostas em debate para a participação popular na elaboração das leis?

1) Menos assinaturas

Diminuir o número de assinaturas necessárias para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular para cerca de um terço do atual (500 mil).

Saiba mais:

 

2) Permitir PEC de iniciativa popular

Possibilitar que a população apresente Proposta de Emenda à Constituição (PEC) desde que conte com a assinatura de, no mínimo, 1,5 milhão de pessoas.

Saiba mais:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [60] Fazer uma Reclamação [60] Fazer uma Elogio [60] Fazer uma Sugestão [60] Fazer uma Solicitação [60] Fazer uma Simplifique [60]

Deixe seu comentário