Compartilhar:

O que é a suplência de senador?

Criado em 09/07/13 17h37 e atualizado em 19/07/13 19h02
Por Noelle Oliveira e Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

A pauta de Reforma Política ganhou destaque na agenda nacional desde que a presidenta Dilma Rousseff propôs, no dia 24 de junho, um plebiscito para debater o tema. O Portal EBC apresenta alguns pontos que poderão ser discutidos, com base em um levantamento que considerou três elementos: propostas apresentadas pelo Executivo, projetos em tramitação no Legislativo e posições oficiais de partidos políticos e parlamentares.

Conheça as propostas para a Reforma Política [2]
 
ACOMPANHE:

- Senado aprova redução de suplentes e proposta segue para Câmara [3]

O Brasil possui hoje 81 senadores. Para registrar uma candidatura ao Senado, é preciso cadastrar dois suplentes. Os nomes dos suplentes devem, obrigatoriamente, aparecer nos materiais de campanha dos candidatos, mas quase sempre são apresentados de forma pouco visível. Quando um senador eleito se afasta do cargo, o primeiro suplente o substitui e, na impossibilidade deste, o segundo passa a ocupar a função. Tais situações são comuns nos casos em que senadores assumem cargos como de ministro, prefeito, renunciam ou são cassados. Por isso, os suplentes são conhecidos como “políticos sem votos”.

 

Quais são as propostas para a suplência no Senado?

1) Reduzir o número de suplentes

Neste caso, cada titular passaria a levar consigo apenas um substituto.

Saiba mais:

 

2) Nova eleição em caso de vacância

O suplente só poderia assumir a vaga temporariamente e não de forma definitiva. Assim, um novo senador seria escolhido pela população junto com as próximas eleições, sejam elas municipais ou federais.

Saiba mais:

 

3) Combate ao nepotismo

Um dos pontos discutidos é que se proíba a eleição de suplente que seja parente consanguíneo ou de até segundo grau (valendo também nos casos de adoção) do titular do cargo.

Saiba mais:

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [61] Fazer uma Reclamação [61] Fazer uma Elogio [61] Fazer uma Sugestão [61] Fazer uma Solicitação [61] Fazer uma Simplifique [61]

Deixe seu comentário