Livro aberto, texto.

Imagem:

Compartilhar:

Ministra convoca audiência pública sobre biografias

Criado em 14/10/13 20h23 e atualizado em 14/10/13 22h00
Por STF [2] Edição:es de Livros

Brasília - A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou nesta segunda-feira (14), a realização de uma audiência pública nos dias 20 e 21 de novembro com a finalidade de  discutir a necessidade de autorização para a publicação de biografias no país.

O objetivo da audiência é discutir a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) ajuizada pela Associação Nacional de Editores de Livros, para alterar a interpretação dos artigos 20 e 21 do Código Civil que estabelecem a necessidade de autorização do biografado ou de sua família para que o trabalho possa ser publicado.

Leia também:

Saiba como funciona a legislação sobre biografias no Brasil [3]

Presidente do STF defende publicação de biografias não autorizadas [4]

Na ação, a associação alega que os dispositivos conteriam regras incompatíveis com a liberdade de expressão e de informação, e pede ao STF que dê interpretação conforme a Constituição Federal aos artigos de forma a afastar a necessidade de consentimento da pessoa biografada para a publicação de obras literárias de não-ficção.

“A matéria versada na ação ultrapassa os limites de interesses específicos da entidade autora ou mesmo apenas de pessoas que poderiam figurar como biografados, repercutindo em valores fundamentais dos indivíduos e da sociedade brasileira”, afirma a ministra. Segundo ela, a inegável a repercussão das questões jurídicas envolvidas na ação para os direitos fundamentais individuais e sociais torna necessária e conveniente a realização de uma audiência pública sobre o tema. Com isso, o STF deverá ouvir especialistas, historiadores, juristas e cidadãos que tiveram ou podem ter suas vidas biografadas, obtendo subsídios para a manifestação sobre a ação proposta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário