Compartilhar:

Belém comemora com festa reeleição de Simão Jatene

Criado em 27/10/14 02h08 e atualizado em 27/10/14 02h09
Por Paulo Victor Chagas – Enviado Especial da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil [2]

banner_eleições

Ao canto do Hino do Pará, uma multidão de eleitores encerrou a comemoração pela vitória do governador Simão Jatene, do PSDB, na região central de Belém. E eram quase 23 horas, mais de três horas depois da divulgação do resultado do segundo turno, eles ainda promoviam uma verdadeira festa em homenagem a Jatene.

O governador eleito do Pará, Simão Jatene, encontra seus eleitores na festa da vitória na região central de Belém.(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O governador eleito do Pará, Simão Jatene, encontra seus eleitores na festa da vitória na região central de Belém.Tânia Rêgo/Agência Brasil

O candidato disputava a reeleição com Helder Barbalho, do PMDB, e obteve 51,92% dos votos válidos, contra 48,08% do adversário. Em cima de um palco em uma avenida da região central da capital, Simão Jatene agradeceu à população pelos votos que recebeu e ressaltou a necessidade de haver uma união de forças no estado.

O clima na capital paraense começou a mudar depois que a decisão foi anunciada. Após um dia de votações tranquilas e com poucas ocorrências em todo o estado, o que se via ao redor do palco onde o candidato reeleito discursava eram pessoas animadas, ouvindo e dançando músicas de carros conhecidos, comprando espetinhos de carne e bebidas de vendedores ambulantes.

O governador eleito do Pará, Simão Jatene, encontra seus eleitores na festa da vitória na região central de Belém.(Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O governador eleito do Pará, Simão Jatene, encontra seus eleitores na festa da vitória na região central de Belém.Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em entrevista a jornalistas, após o anúncio do resultado das eleições, o governador conclamou algumas lideranças políticas do estado para que contribuam com o Pará. Jatene reafirmou seu compromisso de campanha de implantar centros regionais de governo para trabalhar administrar de forma centralizada o estado, que é muito grande em extensão territorial, e admitiu que ajustes devem ser feitos.

“Tenho um princípio de que a todo tempo a gente precisa avaliar acertos e erros. Sem dúvida, a partir dessa avaliação, nós devemos sim reconstruir, rediscutir a própria estrutura organizacional do estado”, disse, completando que, como houve uma preocupação de reequilibrar as contas no primeiro mandato, será mais fácil reordenar a administração.

Aos eleitores que não votaram nele, o governador disse que a “única forma que tenho de indicar e esperar que em outro momento estejamos juntos e próximos é por meio do trabalho, não vejo outra forma de fazer”. Já a seu correligionário Aécio Neves, que perdeu a disputa para a Presidência, Jatene enviou o recado de que ele é um vencedor e que o Brasil precisa ser unificado rumo a uma sociedade mais justa e democrática. “Acho que Aécio é um vitorioso também. E mais do que qualquer coisa o país inteiro reconhece isso”, ressaltou.

Em todo o estado do Pará, 52 urnas tiveram que ser substituídas por problemas técnicos. De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Leonardo Tavares, houve 30 ocorrências policiais. O procurador regional Eleitoral, Alan Mansur, informou que 23 pessoas foram presas por crimes eleitorais, entre transporte irregular, compra de votos e boca de urna.

Apenas uma seção eleitoral utilizou o sistema de votação manual, no município de Óbidos, no interior do estado. Segundo Mansur, o problema não interferiu na velocidade de apuração dos votos porque a localidade tinha poucos eleitores. Aqui no Pará, 12% já adota o sistema de identificação biométrica, e neste segundo turno não houve informações de problemas nesse tipo de identificação, de acordo com o presidente do TRE.

 

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag #votoavoto

Editor Aécio Amado
Tags:  Política [1], Eleições 2014 [3], segundo turno [4], Simão Jatene [5], Pará [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário