Compartilhar:

Tião Viana e Márcio Bittar disputarão segundo turno pelo governo do Acre

Criado em 05/10/14 23h39 e atualizado em 05/10/14 23h42
Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil [2]

Os candidatos Tião Viana (PT) e Márcio Bittar (PSDB) disputarão o segundo turno das eleições no Acre, no dia 26 de outubro. Com 99,63% das urnas apuradas, Viana tem 49,75% dos votos válidos e Bittar, 30,1%. Mesmo com mais de 98% das urnas apuradas, ainda não era possível saber se o candidato do PT venceria ou não a disputa em primeiro turno.

Os votos brancos somam 1,47% e os nulos 5,73%. A abstenção está em 17,33%.

Médico, Tião Viana nasceu em Rio Branco, em 9 de fevereiro de 1961. Começou sua trajetória política participando de movimentos estudantis. Aos 33 anos, disputou uma vaga pelo governo do estado mas perdeu as eleições.

Antes de assumir o governo, em 2011, foi eleito senador, em 1998, e reeleito para um novo mandato. No Congresso, chegou a ocupar a presidência interina do Senado, em 2007, e comandou a comissão parlamentar de inquérito (CPI) criada para apurar o apagão aéreo.

O deputado federal Márcio Bittar, de 53 anos, é o candidato do PSDB ao governo do estado. Natural do município de Franca, em São Paulo, Bittar concorreu a governador em 2006, ficando em segundo lugar na disputa. Em 2010, se elegeu deputado. Antes de se tornar deputado federal, Bittar participou de movimentos estudantis e exerceu cargo em entidades representantes de classe. Foi deputado estadual no Acre, condecorado pela sua atuação parlamentar e ocupou o cargo de chefe da Assessoria Parlamentar, no Ministério da Integração Nacional.

Editor Marcos Chagas
Tags:  Política [1], Eleições 2014 [3], Acre [4], governo [5], disputa [6], segundo turno [7]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário