Compartilhar:

Conheça os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados

Criado em 30/01/15 12h08 e atualizado em 30/01/15 13h59
Por Líria Jade Fonte:Portal EBC

Quatro parlamentares anunciaram oficialmente suas candidaturas para presidente da Câmara dos Deputados. A eleição acontece neste domingo (1º). Estão na disputa Arlindo Chinaglia (PT), Eduardo Cunha (PMDB), Júlio Delgado (PSB) e Chico Alencar (PSOL).  Quem ganhar, comandará orçamento de até R$ 5,34 bilhões.

Novos candidatos ainda podem ser inscrever para a disputa. Qualquer partido pode lançar candidato ao comando da Mesa da Casa. O prazo final para o registro das candidaturas se encerra às 17h de domingo (1º). Aeleição da Mesa começa às 18 h. 

Conheça o perfil dos candidatos:


 Arlindo Chinaglia (PT)

 

Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP)

Antonio Cruz/ABr

A candidatura do petista Arlindo Chinaglia conta com o apoio do PT, do Pros, do PCdoB e de parte do PR e do PSD.  O deputado já ocupou o cargo entre 2007 e 2009 e hoje é primeiro-vice-presidente da Casa. O candidato destacou que respeitará seus adversários na disputa e disse que a tarefa de presidente da Câmara “é árdua” e exige capacidade de articulação e negociação. 

 

Eduardo Cunha (PMDB)

 

O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
Creative Commons - CC BY 3.0 - O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ)

commons.wikimedia.org


Cunha é apoiado por PMDB, PTB, DEM, Solidariedade e PSC. O deputado foi o primeiro a lançar sua candidatura e, por algum tempo, foi o favorito para a presidência da Câmara. Apesar de o PMDB fazer parte da base de apoio de Dilma, o petista é o favorito do Planalto. O peemedebista disse que buscará uma Câmara mais independente “nem contra nem submissa ao governo. Uma Câmara mais altiva. Não viemos fazer qualquer tipo de bravata. Só vamos cumprir o regimento interno e a Constituição e tratar todos com igualdade, seja do governo ou da oposição”. O deputado foi um dos articuladores do chamado blocão, grupo de parlamentares insatisfeitos com o governo e que causou algumas derrotas à presidenta no Congresso. 

 

Júlio Delgado (PSB)

 

Deputado Júlio Delgado
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Júlio Delgado

Antonio Cruz/ABr

Diferentemente dos dois primeiros candidatos que dividem a base de apoio do governo, o deputado representa os parlamentares da oposição. Reeleito para o seu quarto mandato, essa é a segunda vez que Júlio Delgado (PSB) se lança para disputar a presidência da Câmara. Em 2013, ele obteve 165 votos na disputa, quando tinha o apoio apenas do seu partido. Sua candidatura dificulta um pouco mais o cenário para o governo. Delgado disse que sua candidatura é de "independência em relação ao Palácio do Planalto e pela valorização do Parlamento". O parlamentar é apoiado pelo PSB, PSDB, PV e  PPS.  

 

Chico Alencar (PSOL)

 

Deputado Chico Alencar
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Chico Alencar

Valter Campanato/ABr

O PSOL lançou o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) para concorrer ao cargo de presidente da Câmara. O partido espera contar com os votos dos deputados mais ligados à pauta progressista. 
Além disso, com a eleição polarizada entre os candidatos do PT e do PMDB, os socialistas podem se beneficiar dos votos da oposição e dos que tiverem resistência aos dois, mas ainda terá que superar Delgado na disputa por esse grupo. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário