Compartilhar:

Queda na desigualdade reduz morte de negros e pobres em SP, diz secretário

Criado em 23/06/15 20h39
Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil [2]

A redução dos índices de mortalidade de jovens negros no estado de São Paulo só foi possível devido a um trabalho conjunto de segurança e redução da desigualdade social, disse hoje (23) o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre Moraes aos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as causas da violência contra jovens negros e pobres.

Segundo Moraes, existe um “racismo disfarçado” que é difícil de ser combatido, mas que a realidade vem mudando. O estado, ao lado de Santa Catarina e do Paraná, é um dos três que apresentam a menor taxa de mortalidade de jovens negros comparados com a população branca na mesma faixa etária.

Moraes apresentou os dados de uma pesquisa do ano passado que mostram que a taxa de homicídios de jovens negros, com idade variando entre 19 e 29 anos, no estado, é de 30,9 por cem mil habitantes, enquanto que a média brasileira é de 70,8 por cem mil, mais que o dobro.

“O primeiro ponto importante para qualquer autoridade pública é atacar o problema de desigualdade social na sociedade brasileira. Não é uma questão de segurança pública isolada, só de educação, cultura é uma questão da sociedade brasileira”, disse o secretário.

“Em São Paulo estamos avançando em relação a isso, tanto em relação a questão da diversidade, como na questão importantíssima da seleção e treinamento das forças policiais”, complementou.

Ainda de acordo com o secretário, o risco de um jovem negro nessa faia etária ser vítima de homicídio é uma vez e meia maior do que a de um jovem branco. “A idade que concentra mais [casos de homicídios] é 19 a 29 anos. O índice é de 20,7 por cem mil habitantes, enquanto que o do jovem negro é de 30,9 por cem mil”, disse.

O levantamento também apontou que, de dezembro de 2013 a novembro de 2014, a taxa de homicídios no Estado ficou em 10,13 para cada 100 mil habitantes. O índice aceito pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de 10 mortes para 100 mil habitantes. “Chegamos num nível aceitável, mas precisamos avançar”, disse Moraes.

Segundo o levantamento, 48% das vítimas de homicídios são brancas, 39% pardos e 9% são negros e que há, dentro da vulnerabilidade juvenil (faixa de 19 a 29 anos) um equilíbrio de negros e brancos, mas dentro da vulnerabilidade de 10 a 19 anos há uma diferença muito grande de brancos e negros, com o percentual maior de mortes do último grupo.

Editor Maria Claudia
Tags:  mortalidade [3], negros jovens [4], pobres [5], Política [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário