Compartilhar:

Confrontos na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia deixam morto e um ferido

Criado em 29/07/15 19h55 e atualizado em 29/07/15 20h16
Por Da Agência Lusa Edição:Maria Cláudia Cavalcanti Silveira Mello Fonte:Agência Brasil [2]

As autoridades venezuelanas fecharam hoje (29) a fronteira com a Colômbia após violentos confrontos entre comerciantes informais, contrabandistas, as polícias colombiana e a venezuelana, que deixaram pelo menos um morto e um ferido.

Os confrontos ocorreram na Ponte Simón Bolívar, que liga a cidade colombiana de Cúcuta com a cidade venezuelana de San António del Táchira, a sudoeste de Caracas.

Em declarações às rádios locais, o secretário de Governo do estado colombiano de Norte de Santander, Julio Césal Silva, explicou que os confrontos ocorreram nos dois lados da fronteira e que mais de 100 pessoas queimaram pneus, enquanto a polícia venezuelana tentava acabar com o protesto com gás lacrimogêneo.

Os confrontos, segundo o secretário, ocorreram depois que um comerciante informal, que transportava material contrabandeado para a Colômbia, ter sido detectado pela Guarda (polícia militar) venezuelana.

O protesto desencadeou-se depois de o comerciante ter resistido a um controle policial. As autoridades colombianas enviaram para a região um grupo de policiais com equipamentos antimotins.

Milhares de pessoas e centenas de viaturas passam diariamente pela fronteira entre a Venezuela e a Colômbia.

Na Venezuela, são frequentes as denúncias de que os cidadãos tentam contrabandear produtos para o país vizinho, principalmente produtos alimentícios e outros de primeira necessidade, porque alguns deles são vendidos a preços subsidiados em território venezuelano.

 

Tags:  confrontos [3], venezuela [4], Colômbia [5], contrabandistas [6], morto [7], ferido [8], Política [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário