manifestações em Copacabana

Imagem: Tânia Rêgo

Compartilhar:

Acompanhe as manifestações de 13 de março pelo Brasil

Criado em 13/03/16 10h41 e atualizado em 13/03/16 20h32

Consolidada - Domingo de protestos no país [2]

Com cartazes e faixas pedindo a saída da presidenta Dilma Rousseff do governo, milhares de pessoas estiveram na tarde de hoje (13) na Avenida Paulista. Vestidos de verde e amarelo, manifestantes carregavam bandeiras do Brasil e usavam adesivos de "Fora PT" e "Fora Dilma". Em diversos pontos da avenida era difícil andar em meio à multidão devido à grande concentração de pessoas.

19h56 - Planalto diz que liberdade de manifestação é própria das democracias [3]

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República divulgou na noite de hoje (13) nota em que afirma que “a liberdade de manifestação é própria das democracias” e deve ser respeitada por todos.

19h30 - Vídeo mostra protesto na capital paulista [4]

Milhares de pessoas ocuparam a Avenida Paulista, na tarde de hoje (13), para pedir a saída da presidenta Dilma Rousseff do governo. Um dos principais movimentos, o Vem Pra Rua, deu início ao ato às 15h, com a reprodução do Hino Nacional

18h46 - Porto Alegre teve atos a favor e contra o impeachment [5]

No parque Moinhos de Ventos, o Parcão, o ato reuniu pessoas favoráveis ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff e contrárias ao PT. A cerca de dois quilômetros dali, no parque Farroupilha, conhecido como Redenção, houve manifestação em defesa do governo e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

18h31 - Brasileiros nos Estados Unidos aderiram a protestos contra o governo [6]

 Foram registrados protestos e aglomerações em algumas cidades como Boston, Miami, Nova York e Washington. A movimentação foi registrada pelos manifestantes que usaram as redes sociais como o Facebook para publicar fotos e também em sites de notícias brasileiros regionais nos Estados Unidos.

18h26 - Máscaras de Sérgio Moro e camisas da seleção marcam ato em Minas Gerais [7]

Muitas máscaras do juiz Sérgio Moro, camisas da Seleção Brasileira, apitos e bandeiras do Brasil deram o tom do ato contra o governo federal hoje (13) em Belo Horizonte. Os manifestantes se concentraram às 10h na Praça da Liberdade, na região centro-sul da capital mineira. 

18h08 - Alckmin e Aécio são vaiados em ato contra o governo na Avenida Paulista [8]

Ao se aproximarem do local, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foram vaiados pelos manifestantes. “Nós estamos aqui como cidadãos, respeitando a pluralidade nessa sociedade tão múltipla como a nossa e na busca daquilo que nos une, o fim desse governo”, disse o senador.

17h43 - Movimentos contra Dilma saem às ruas da capital paulista [9]

Um dos principais movimentos, o Vem Pra Rua, deu início ao seu ato às 15h, com a reprodução do Hino Nacional e a liberação de balões. Os manifestantes, porém, já ocupavam a avenida desde as 10h.

 

Segundo os organizadores, 3 milhões de pessoas se reúnem na Avenida Paulista, em São Paulo, e afirmam que é "a maior manifestação da história do Brasil". Contagem parcial do Datafolha fala em 450 mil pessoas, mas número pode aumentar.

Posted by Repórter Brasil [10] on Sunday, March 13, 2016

 

16h39 - Fortaleza: militantes e parlamentares fazem carreata de apoio ao governo [11]

Em resposta à manifestação contra o governo federal e contra o ex-presidente Lula, militantes e parlamentares do PT realizaram hoje (13) pela manhã uma carreata pelas ruas da periferia de Fortaleza. O grupo se concentrou no bairro Parangaba e percorreu cerca de 12 quilômetros pelo lado oeste da cidade em direção à orla do bairro Pirambu.

16h29 - Manifestantes se mobilizam no Rio em defesa do governo Dilma [12]

Manifestantes favoráveis à continuidade do governo da presidenta Dilma Rousseff se reuniram na tarde deste domingo (13) na Praça São Salvador, na zona sul do Rio de Janeiro. Na praça, foi realizada uma assembleia da Frente Brasil Popular, que reúne entidades dos movimentos sociais e partidos políticos como o PT e o PC do B.

16h12 - Manifestação no Recife reúne 120 mil pessoas na praia de Boa Viagem [13]

O ato, que começou às 10h, pediu o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

15h56 - Ponto turístico de Salvador concentra protesto contra Dilma [14]

Manifestantes contra o governo Dilma se reuniram às 10 horas da manhã na Barra, bairro de classe média em Salvador. O ato acabou por volta de 13h no mesmo local.

15h52 - Manifestação no Rio dura cinco horas e ocupa orla de Copacabana [15]

A manifestação do Movimento Vem Pra Rua, no Rio de Janeiro, durou cerca de cinco horas e ocupou vários quarteirões nas duas faixas da Avenida Atlântica, na orla de Copacabana, zona sul da cidade, neste domingo (13). O que mais se viu foram bandeiras do Brasil, cartazes contra o governo federal e o PT, empunhados por manifestantes vestidos de verde e amarelo.

15h45 - Manifestação em São Luís pede impeachment de Dilma [16]

Em São Luís do Maranhão, a manifestação pró-impeachment começou por volta das 8 horas na Avenida Litorânea, uma das principais vias da capital. A manifestação está sendo organizada pelo Movimento Eu te amo meu Brasil, criado há um ano. 

15h39 - Manifestantes fazem ato de apoio a Lula em São Bernardo do Campo [17]

Manifestantes fazem ato de apoio a Lula em São Bernardo do Campo [18] from Agência Brasil [19] on Vimeo [20].

Os apoiadores, entre eles membros do Partido dos Trabalhadores (PT), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da União Jovem Socialista (UJS), começaram a se concentrar no local por volta das 9h30. A organização estima que cerca de 500 pessoas tenham participado do ato.

15h36 - Vídeo mostra manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília [21]

A manifestação contra o governo já terminou em Brasília. Vídeo feito pela Agência Brasil mostra imagens do protesto. 

Manifestantes vão à Esplanada dos Ministérios contra a corrupção [22] from Agência Brasil [19] on Vimeo [20].

14h45 - Grupo contra impeachment se reúne no Marco Zero do Recife [23]

Publicado por Repórter Brasil [10] em Domingo, 13 de março de 2016 [24]

Não vai ter golpe" e "somos todos jararacas" foram algumas das frases proferidas pelo grupo. Um ato maior em defesa do governo está marcado, em várias cidades, para a próxima sexta-feira (18).

14h30 - Manifestantes pró-impeachment se concentram na Avenida Paulista [25]

A maior parte das pessoas veste verde e amarelo ou carrega a Bandeira Nacional. Os manifestantes ocupam a via que, aos domingos, costuma ser fechada aos carros e usada como rua de lazer. Dois bonecos infláveis gigantes, um representando Dilma e outro o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em roupas de presidiário, foram instalados no centro da avenida. Nos acessos à via, ambulantes vendem réplicas do boneco e bandeiras do Brasi

14h - No Rio Grande do Sul duas manifestações tomam as ruas da capital [26]

No Rio Grande do Sul, manifestações a favor e contra o governo aconteceram neste domingo (13). Uma era a favor e outra contra o governo

13h45 - Cerca de 20 mil pessoas fazem manifestação em Salvador [27]

Manifestantes contra o governo Dilma reuniram-se às 10 h, na Barra, bairro de classe média em Salvador. A empresária Maria da Glória Carvalho, de 59 anos, diz que veio protestar contra a corrupção. "Sou empresária, produtora agrícola e fazendeira. O Brasil está tomado pela corrupção e precisa mudar.", disse. Já o estudante Guilherme Brandão, de 16 anos, também esteve no ato, ao lado da família, mas ele acredita que o impeachment não é a saída. "Sou contra o modo como o governo vem administrando o país e acho que isso deve mudar, mas de outra forma. Caso haja impeachment, será um problema a mais para o Brasil. Dilma deve terminar o mandato, mas não do jeito que vem fazendo", argumentou o morador do bairro Pituba.

13h30 - Dilma condena pichação na sede da UNE [28]

A presidenta divulgou nota à imprensa condenando a pichação na sede da União Nacional dos Estudantes (UNE). Na nota a presidenta também condenou a presença de policiais na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em Diadema, na última sexta-feira (11) à noite, durante uma plenária de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"É preciso que o governo de São Paulo apure com rigor o ocorrido e as motivações para a ação de policiais armados durante uma plenária em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Que os fatos sejam plenamente esclarecido"

13h - Repórter Brasil mostra como estão manifestações no Rio de Janeiro [29]

No Rio de Janeiro, vários manifestantes participam hoje do ato contra o governo e pró-impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A Polícia Militar afirmou que não vai divulgar um balanço de quantas pessoas participam do ato.Eles percorrem a orla da praia de Copacabana, na zona sul da cidade, em direção ao Leme, carregando bandeiras do Brasil e, alguns deles, pedindo a intervenção militar. Confira a cobertura.

Publicado por Repórter Brasil [10] em Domingo, 13 de março de 2016

Protesto percorre a orla da praia de Copacabana, na zona sul da cidade, em direção ao Leme. Alguns manifestantes pedem a intervenção militar. 

Galeria - as manifestações em imagens

 

Colaborativo - Brasileiros em Paris realizam ato de apoio às manifestações [64]

Imagens feitas pelo telespectador Raphael Araújo, em Paris, na França, mostram apoio de parte da comunidade brasileira às manifestações de hoje, contra o governo Dilma Rousseff. No vídeo, eles entoam o hino nacional.Envie também seu material! (61) 9976 6033

Publicado por Repórter Brasil [10] em Domingo, 13 de março de 2016

O telespectador Raphael Araújo mandou o vídeo acima onde comunidade brasileira O Repórter Brasil recebe materais colaborativos pelo (61) 9976 6033

12h30 - Em Brasília, protesto termina com Hino Nacional [65]

Segundo a Polícia Militar, 100 mil pessoas participaram da manifestação. Não houve ocorrência de atos violentos, segundo a PM, apenas registro de extravio de documentos e atendimento de pessoas com mal-estar. O percurso dos manifestantes começou no Museu da República e foi até o Congresso Nacional, em um total de dois quilômetros.

Fotos em Salvador - Perto da praia, manifestantes trazem cartazes com nome de Sérgio Moro [66]

12h15 - PM diz que 30 mil pessoas se manifestam em Belo Horizonte. [67]

 

Veja imagens da Rede Minas feitas agora pela manhã, na Praça da Liberdade, bairro dos Funcionários, região centro sul da cidade. Segundo a Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas se manifestam, neste domingo, contra o governo.

Publicado por Repórter Brasil [10] em Domingo, 13 de março de 2016

Fotos no Rio - Apitos e panelaço em Copacabana [68]

11h45 - Em nota, ABI mostra preocupação com hostilidades a jornalistas em manifestações [69]

"A espiral de violência que prosperou ao longo do ano passado estimulou recentemente inaceitáveis episódios de intolerância política com graves ameaças à liberdade de imprensa e à própria democracia”, diz trecho da nota.

Fotos em Brasília - Participantes vestem verde e amarelo e carregam bandeiras do Brasil [70]

10h30 - Trios elétricos puxam palavras de ordem em protesto [71]

Quatro trios elétricos acompanham a passeata na Esplanada dos Ministérios, que começou no Museu da República e vai até o Congresso Nacional. Mais de dois mil policiais fazem a segurança do evento. Os participantes vieram vestidos de verde e amarelo e carregam bandeiras do Brasil. Eles gritam palavras de ordem e seguram faixas com dizeres de repúdio ao PT e pedem o impeachment da presidenta Dilma.

9h - Manifestantes se concentram no DF e Rio de Janeiro [72]

Cerca de 2 mil policiais do Distrito Federal garantem a segurança da população que participa da manifestação em apoio ao combate à corrupção e a favor o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em Brasília. No Rio de Janeiro, desde as 9h, começou a concentração da manifestação de apoio à Operação Lava Jato, à Polícia Federal e ao juiz Sergio Moro. Os manifestantes estão na Orla de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro,

13/03 - Manifestações contra e a favor do governo estão previstas para domingo [73]

Em todo o país, estão programadas manifestações a favor do impeachment da presidenta Dilma em 415 cidades, segundo o movimento Vem pra Rua. Em algumas cidades, a Central Única dos Trabalhadores e movimentos mantiveram a realização de manifestações pró-governo e pró-Lula, tais como Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A CUT convocou suas seccionais para uma manifestação a favor da democracia para a próxima sexta-feira, dia 18. No DF, o PT convocou nova manifestação para o dia 31 de março.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [75] Fazer uma Reclamação [75] Fazer uma Elogio [75] Fazer uma Sugestão [75] Fazer uma Solicitação [75] Fazer uma Simplifique [75]

Deixe seu comentário