Compartilhar:

Relatório de processo sobre Eduardo Cunha pode ser votado nesta terça; acompanhe ao vivo

Criado em 07/06/16 09h39 e atualizado em 07/06/16 14h36
Por Redação* Edição:Líria Jade Fonte:Portal EBC

Os 21 integrantes do Conselho de Ética da Câmara começam a discutir hoje (7) o parecer do deputado Marcos Rogério (DEM-RO) sobre o processo contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O relatório é favorável ao afastamento de Cunha, presidente afastado da Câmara. O documento foi apresentado na reunião da última quarta-feira (1º), mas um pedido de vista conjunta adiou a discussão para hoje.

Acompanhe ao vivo:

12h56- Maioria dos titulares do Conselho de Ética defende cassação de Cunha [2]

Treze titulares entre os 21 que compõem o Conselho de Ética já se manifestaram a favor da cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Cada parlamentar tem dez minutos para falar sobre seu posicionamento em relação ao processo que entra na fase final no colegiado. Até o momento, apenas quatro titulares disseram ser contrários ao parecer apresentado no último dia 1º pelo relator do caso, Marcos Rogério (DEM-RO), que pede o afastamento de Cunha.

O conselho ainda vai ouvir quatro deputados não integrantes do colegiado, que terão cinco minutos para se manifestar, e líderes partidários. Logo que os debates forem encerrados, o presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), vai dar início à votação que será registrada no painel da sala de reuniões, caso não sejam apresentados requerimentos para adiamento da votação.

Marcos Rogério recomendou a cassação do mandato do parlamentar por quebra de decoro. O relator acusa Eduardo Cunha de ter mentido à CPI da Petrobras ao declarar que não possuía contas no exterior.

Cunha é acusado de ter mentido à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, quando negou a existência de contas no exterior em seu nome, o que poderia caracterizar quebra de decoro parlamentar. O deputado, que foi o responsável pela sua defesa no colegiado em 19 de maio, negou ser o titular e afirmou que é apenas beneficiário dos recursos advindos de trustes. Ele que essa situação ficou “comprovada na instrução do processo no conselho”.

*Com Informações da Câmara dos Depudados

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário