Compartilhar:

Saiba quem disputará eleição para presidência da Câmara

Criado em 08/07/16 20h28 e atualizado em 13/07/16 15h41
Por Redação* Edição:Líria Jade e Noelle Oliveira Fonte:Portal EBC

A eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados está marcada para as 16h da próxima quarta-feira (13), conforme ato do presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA). O parlamentar a ser eleito cumprirá, até fevereiro de 2017, o mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou na última quinta-feira (7) à Presidência da Casa.

Segundo a Mesa da Câmara, serão admitidas candidaturas oriundas de qualquer bancada representada na Casa e também candidaturas individuais. A ordem em que os nomes dos candidatos aparecerão na urna eletrônica será sorteada às 13 h de amanhã. Cada candidato terá 10 minutos para fazer um discurso no Plenário apresentando as suas propostas.

Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar.

Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número delegislaturas na Casa.

Confira, abaixo, os parlamentares que estão na disputa*: 

Deputado Carlos Gaguim (PTN-TO)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Carlos Gaguim - Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO)

Carlos Henrique Gaguim, que já foi do PTB e do PMDB, foi duas vezes vereador em Palmas, capital do Tocantins, três vezes deputado estadual, duas vezes presidente da Assembleia Legislativa e governador de Tocantins. Atualmente, exerce seu primeiro mandato de deputado federal.

 

Deputado Carlos Manato (SD-ES)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Carlos Manato - Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Carlos Manato (SD-ES)

Carlos Manato é deputado desde 2003, quando se elegeu pelo PDT, antes de ir para o Solidariedade, e já integrou a Mesa Diretora da Casa como suplente por duas vezes. O deputado é médico e sindicalista de sua categoria.

 

Ministro da Saúde, Marcelo Castro
Creative Commons - CC BY 3.0 - Marcelo Castro - Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcelo Castro (PMDB-PI)

Marcelo Castro é médico e professor da Universidade Federal do Piauí. Já foi deputado estadual, e se destacou na Câmara dos Deputados como presidente da CPI que investigou os acidentes aéreos em 2007, e como relator da última versão da reforma política.

O deputado pelo Piauí foi ministro da Saúde na gestão de Dilma Rousseff e escolhido em uma votação interna da bancada peemedebista como candidato do partido. 

 

Deputado Fábio Ramalho (PMDB-MG)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Fábio Ramalho - Nilson Bastian/ Câmara dos Deputados

Fábio Ramalho (PMDB-MG)

O deputado Fábio Ramalho está no seu terceiro mandato na Câmara Federal. Formado em Direito, o parlamentar foi, anteriormente, prefeito do município de Malacacheta (MG) no período de 1997 a 2004. Na atual legislatura da Câmara, Fábio Ramalho foi titular das comissões de Finanças e Tributação; e de Legislação Participativa, comissão que já presidiu. Atualmente é titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Luiza Erundina
Creative Commons - CC BY 3.0 - Luiza Erundina

Luiza Erundina (Psol-SP)

A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) registrou sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Deputada há cinco mandatos, Erundina é suplente da atual Mesa Diretora.

Erundina ingressou no Psol neste ano. Ela já foi filiada ao PT (1980-1997) e ao PSB (1997-2016). Foi prefeita de São Paulo de 1989 a 1992, além de vereadora (1983 a 1987) e deputada estadual (1987 a 1988). Também foi ministra da Administração Federal no governo Itamar Franco (1993).

 

Presidente da Comissão do Impeachment Deputado Rogério Rosso
Creative Commons - CC BY 3.0 -  Deputado Rogério Rosso - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Rogério Rosso (PSD-DF) 

 A candidatura do  parlamentar foi confirmada nesta segunda-feira (11). Em seu segundo mandato como deputado federal, Rogério Rosso é considerado uma das maiores apostas na Câmara desde que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) anunciou a renúncia à presidência da Casa na última quinta-feira (7). Além das vagas do Legislativo, Rosso também já ocupou, em 2010, o cargo de governador do DF, à época pelo PMDB.

O deputado do Distrito Federal é agora um dos nomes do chamado centrão - PP, PR, PSD, PTB, PROS, PSC, SD, PRB, PEN, PTN, PHS e PSL – que participam da disputa. Rosso é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e presidiu a Comissão Especial de Impeachment na Câmara dos Deputados. 

Deputado Giacobo (PR-PR)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Giacobo - Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Giacobo (PR-PR) 

O deputado Giacobo (PR-PR) foi o sétimo a registrar candidatura para concorrer à vaga deixada com a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele está em seu quarto mandato e é o atual 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos, o deputado também é ligado à bancada do agronegócio e foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

 

Cristiane Brasil (PTB-RJ)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Cristiane Brasil (PTB-RJ) - Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

Cristiane Brasil (PTB-RJ)

A parlamentar está em seu primeiro mandato como deputada federal. Ela já foi vereadora no Rio de Janeiro, além de secretária extraordinária da Terceira Idade e secretária especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da prefeitura do Rio de Janeiro.

 

Evair Vieira de Melo (PV-ES)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Evair Vieira de Melo (PV-ES) - Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Evair Vieira de Melo (PV-ES)

Em seu primeiro mandato como deputado federal,o parlamentar é vice-líder do Partido Verde na Casa. Técnico agrícola e administrador de empresas, já foi secretário municipal de Agricultura de Venda Nova do Imigrante (ES) e diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

 

O relator do projeto sobre separação de presos conforme a gravidade, Deputado Esperidião Amin (PP-SC)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Esperidião Amin (PP-SC)

Esperidião Amin (PP-SC)

Advogado, professor universitário e administrador, Espridião Amin, atualmente em seu terceiro mandato na Câmara eleito pelo PP, foi governador de Santa Catarina e duas vezes prefeito de Florianópolis (SC).

 

Deputado Miro Teixeira (Rede-RJ)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Miro Teixeira (Rede-RJ) - Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Miro Teixeira (Rede-RJ)

Jornalista e advogado, Teixeira é o Decano da Câmara dos Deputados e cumpre o 11º mandato como deputado federal. Foi parlamentar Constituinte e ministro das Comunicações no primeiro ano do primeiro governo do presidente Lula. 

Atualmente integra a Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados e a Comissão Mista de Regulamentação da Constituição e Consolidação das Leis.

Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Filho de ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, Rodrigo Maia está em seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ex-presidente do Democratas, o parlamentar já foi por duas vezes líder da bancada do partido na Câmara.

Em 2015, foi presidente e relator da proposta de Reforma Política e é presidente da Comissão Especial da DRU.

 

Deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP) - Victor Diniz/Câmara dos Deputados

Gilberto Nascimento (PSC-SP)

O parlamentar exerce atualmente o cargo de segundo suplente de secretário da Mesa Diretora da Casa. Advogado e delegado de polícia, ele está em sua segunda legislatura como deputado federal. Foi três vezes vereador pela cidade de São Paulo e duas vezes deputado estadual por São Paulo. Já foi do PMDB e do PSB, antes de ingressar no Partido Social Cristão.

Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP)
Creative Commons - CC BY 3.0 - Deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) - Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Orlando Silva (PCdoB-SP)

Em seu primeiro mandato como deputado federal, foi ministro dos Esportes no governo Lula (2006-2011). Na Câmara, foi vice-líder do governo e, agora, é vice-líder da Minoria. 


Natural de Salvador (BA), foi o único presidente negro da União Nacional dos Estudantes (UNE). Também foi vereador pela cidade de São Paulo.

 

*Com informações da Agência de Notícias da Câmara dos Deputados e da Agência Brasil. Dados atualizados às 15h41, nesta quarta-feira (13)

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [4] Fazer uma Reclamação [4] Fazer uma Elogio [4] Fazer uma Sugestão [4] Fazer uma Solicitação [4] Fazer uma Simplifique [4]

Deixe seu comentário