vírus do HPV

Imagem:

Compartilhar:

Saúde [1]

Saiba o que é o HPV

Criado em 23/01/14 11h55 e atualizado em 23/01/14 12h03
Por Portal EBC *

Assunto recorrente quando o tema é prevenção, o HPV (Papiloma Vírus Humano) é transmitido principalmente por relações sexuais, mas também da mãe para o feto ou por objetos contaminados. Entre os sintomas que podem indicar a contaminação por HPV estão verrugas na pele das mãos, dos pés, nos lábios, na boca, na garganta e nas regiões anal e genital.

Confira vídeo da TV Brasil: 

Creative Commons - CC BY 3.0 -

As lesões genitais podem causar tumores malígnos como câncer de pênis e de colo do útero. O diagnóstico é mais fácil nos homens, devido às lesões aparentes. Já no caso das mulheres, é preciso fazer exames como o papanicolau. Dependendo do diagnóstico, o tratamento pode ser feito com remédios, cauterização ou cirurgia – nos casos de câncer instalado.

Para se prevenir, o uso do preservativo nas relações sexuais é indispensável. É preciso estar atento, já que o vírus pode ser transmitido, inclusive, por sexo oral. Mulheres devem consultar o ginecologista regularmente, uma vez que o diagnóstico e o tratamento precoce ajudam a controlar a doença. Em caso de contaminação confirmada, o parceiro ou parceira deve ser avisado, já que ambos precisarão de tratamento.

De graça

A vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contra o HPV ocorrerá, a partir de 10 de março,  nos 36 mil postos de saúde da rede pública e nas escolas públicas e privadas. A meta é imunizar mais de quatro milhões de meninas entre 11 e 13 anos. Para se vacinar é preciso apresentar documento com foto ou o cartão de vacinação. Nas escolas, as meninas deverão ter autorização dos responsáveis. São três doses da vacina. A primeira a partir de 10 de março, a segunda após seis meses e a terceira cinco anos após a primeira imunização.

* Com informações da TV Brasil

Tags:  HPV [2], o que é HPV [3], sintomas [4], tratamento [5]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário