O vírus Zika

Imagem: Divulgação/CDC

Compartilhar:

Saúde [1]

Pesquisa detecta como o Zika vírus age no cérebro de bebês

Criado em 08/03/16 11h56 e atualizado em 08/03/16 12h09
Por Adriana Franzin - Portal EBC Fonte:TV Brasil [2]

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) publicaram, na semana passada, a primeira parte de um estudo que descreve a ação do Zika vírus no cérebro dos bebês.

Segundo a neurocientista Patrícia Garcez, membro do grupo de pesquisa, ainda não se sabe como o vírus atravessa a placenta, mas já está comprovado que ele destrói células cerebrais do feto, principalmente nos quatro primeiros meses de gestação, causando a microcefalia. A descoberta põe fim à onda de boatos que circula na internet sobre outras possíveis causas do surto.

“O vírus ataca e mata as células tronco-neurais e diminui a taxa de crescimento delas também. (…) É um estudo que abre muitas avenidas de perspectiva. Observando como o vírus age no nessas células é possível fazer uma plataforma para testar antivirais e outras drogas para tentar conter o vírus”, afirmou ela em entrevista ao programa Repórter Brasil, exibido nessa segunda (7) na TV Brasil.

Assista à entrevista completa:

 

Tags:  zika [4], microcefalia [5], boatos [6], estudo [7], UFRJ [8], instituto D'OR [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário