Com a tecnologia, usuário podem levar o rádio no bolso. É só baixar um aplicativo e ter conexão com internet

Imagem:

Compartilhar:

Conheça cinco aplicativos gratuitos para ouvir rádio no celular

Criado em 25/09/12 10h06 e atualizado em 27/09/12 12h49
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Com a tecnologia, usuário podem levar o rádio no bolso. É só baixar um aplicativo e ter conexão com internet
Com a tecnologia, usuário pode levar o rádio no bolso. É só baixar um aplicativo e ter conexão com internet (Foto: Guilherme Monteiro)

O rádio fez 90 anos no Brasil no último dia 7 de setembro [2]. Durante esse período, ele enfrentou a concorrência da TV e, mais recentemente, da internet. E por mais que se tenha falado que as novas tecnologias viriam a “sepultar” o rádio, o que aconteceu na realidade foi a união delas.

Isso pode ser visto com o uso dos smartphones (telefones celulares com múltiplas funções), que mudaram a forma de alguns usuários ouvirem rádio. Alguns aplicativos para os sistemas operacionais iOS e Android ajudam os usuários não só a sintonizar a sua rádio preferida como também encontrar estações fora da sua cidade e até do país. Só é preciso um telefone com conexão para internet e um aplicativo. O Portal EBC selecionou e listou cinco dos melhores aplicativos de rádio para deixar você sempre sintonizado.

 

TuneIn está disponível para download grátis
TuneIn está disponível para download grátis (Divulgação)

TuneIn [3]

O TuneIn é uma das melhores opções para quem deseja ouvir rádio a partir do celular, mas não quer ter muito trabalho para ficar procurando a sua estação preferida. Com mais de 70 mil rádios cadastradas, só é preciso colocar o nome da rádio em um formulário de busca e certificar se a estação está na lista.

Se preferir, o usuário pode escolher por categoria (música, notícias e esportes) ou por cidade. Um rastreador também mostra quais são as rádios próximas ao usuário. O TuneIn está disponível para iOS (sistema operacional para iPad, iPhone e iPod Touch), Android e outros celulares como Windows Phone e Blackberry. O aplicativo é gratuito, mas há uma versão que custa dois dólares e tem alguns recursos para você gravar programas de rádio.

 

Rad.io está disponível para iOS e Android
Rad.io está disponível para iOS e Android (Divulgação)

Rad.io [4]

O Rad.io é o maior concorrente do TuneIn entre os aplicativos para escutar rádio em celulares e tablets. Disponível para iOS e Android, Rad.io conta com 7 mil estações disponíveis para o usuário. Assim como no TuneIn, também é possível pesquisar as estações preferidas por gênero, país e localização geográfica (rádios que estão próximas ao usuário). De acordo com review de um usuário no site oficial do aplicativo, o Rad.io é leve mas peca pelo pequeno número de rádios brasileiras.

 

iTuner radio é exclusivo para iOS
iTuner radio é exclusivo para iOS (Divulgação)

iTuner Radio [5]

Ao contrário dos dois aplicativos anteriores, o iTuner Radio é um aplicativo exclusivo para iPhones e iPads. O app conta com 30 mil estações disponíveis. Alguns recursos do iTuner  permitem o compartilhamento de ações em redes sociais. Se você gostou de uma música ou de um programa no iTuner, pode compartilhar a informação no Facebook. De acordo com o site do app, o iTuner foi considerado um dos 10 melhores aplicativos para iOS no ano passado.

 

O Radio Indroid só está disponível para quem tem sistema Android no celular ou tablet
Creative Commons - CC BY 3.0 -

Radio Indroid [6]

O Radio Indroid é um aplicativo feito apenas para o Android, sendo considerado um dos melhores aplicativos desse sistema operacional. A busca das rádios é feita por país (com direito a bandeiras dos países) ou por estilo musical. Uma função interessante do Indroid é a possibilidade de parar o aplicativo apenas agitando o telefone.

 

O Hot Rádio Brasil é um dos poucos aplicativos gratuitos para rádio feitos no Brasil
O Hot Rádio Brasil é um dos poucos aplicativos gratuitos para rádio feitos no Brasil (Divulgação)

Hot Rádio Brasil [7]

A maioria esmagadora dos aplicativos de rádios criados no Brasil são pagos ou transmitem apenas uma emissora (são aplicativos oficiais). Uma das raras exceções é o Hot Rádio Brasil, que conta com algumas estações brasileiras. Ele é perfeito para usuários que não têm interesse de ouvir rádios do exterior, e assim como os outros aplicativos, é gratuito.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [46] Fazer uma Reclamação [46] Fazer uma Elogio [46] Fazer uma Sugestão [46] Fazer uma Solicitação [46] Fazer uma Simplifique [46]

Deixe seu comentário