Pinguim brasileiro. O Kurumin foi o sistema operacional brasileiro que mais fez sucesso. Seu ápice foi entre 2001 e 2004

Imagem:

Compartilhar:

Software Livre: conheça cinco sistemas operacionais Made in Brasil

Criado em 12/09/12 16h37 e atualizado em 13/09/12 09h40
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Pinguim brasileiro. O Kurumin foi o sistema operacional brasileiro que mais fez sucesso. Seu ápice foi entre 2001 e 2004
O Kurumin foi o sistema operacional brasileiro que mais fez sucesso. Seu ápice foi entre 2001 e 2004 (Luciano Lourenço/Creative Commons)

Assim como nem só de Windows vive o mundo dos sistemas operacionais, nem só de Ubuntu vive o mundo dos softwares livres (aprenda o que é software livre [2]). Graças à possibilidade de desenvolver outros softwares utilizando um código-fonte base, alguns programadores brasileiros criaram sistemas operacionais Made in Brazil

De acordo com o site Distrowatch [3] (que mantém informações de sistemas operacionais de diversos países), há 13 sistemas operacionais ativos no Brasil. Listamos e colocamos os links de cinco programas logo abaixo. Para fazer o download deles, é só clicar no link abaixo da descrição. Confira:

Lista de sistemas operacionais feitos no Brasil

Kurumin – o mais conhecido sistema operacional brasileiro

Muito provavelmente, o sistema operacional brasileiro mais conhecido. Foi desenvolvido pela equipe do site Guia do Hardware [4]em 2001. No início da década passada, o sistema operacional fez muito sucesso no Brasil. Infelizmente (de acordo com os próprios desenvolvedores), o sistema não teve fôlego de concorrer com o Ubuntu e foi descontinuado em 2008. De qualquer forma, serviu como base para o desenvolvimento de outros sistemas operacionais no Brasil.

Download do Kurumin [5]

O Big Linux é considerado o melhor sistema operacional brasileiros da atualidade
O Big Linux é considerado o melhor sistema operacional brasileiros da atualidade (BigLinux/Divulgação)

Big Linux – Apontado como o sucessor do Kurumin

O Big Linux foi um dos sistemas desenvolvidos com base no Kurumin. De acordo com o site oficial do sistema operacional, a criação começou em 2004. O sistema é considerado pelos desenvolvedores do extinto Kurumin como o melhor sistema operacional brasileiro da atualidade.

O Big Linux conta com um pacote de programas (todos livres). Entre eles, estão o navegador Firefox, o aMSN (programa de mensagens instantâneas) e o Wine. O Wine é um programa que permite a emulação de outros ambientes virtuais como o Windows. Ou seja, é possível ter um Windows dentro do BigLinux com o Wine.

Download do BigLinux [6]

O BRLix tem cara de Windows, mas é Linux
O BRLix tem cara de Windows, mas é Linux (BRLix/Divulgação)

BRLix – Linux com cara de Windows

BRLix foi criado por uma empresa catarinense de tecnologia. A principal característica do sistema é a semelhança com a interface do Windows. De acordo com os desenvolvedores, o BRLix tem grande compatibilidade com programas e jogos do Windows. A versão 2.0 do BRLix está prestes a ser lançada. Porém, a versão disponível para baixar é a 1.2.

Donwload do BrLix [7]

Poseidon – Sistema brasileiro feito para pesquisadores

O Poseidon é um projeto desenvolvido por professores e estudantes da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), instituição federal de ensino. Criado com base no Ubuntu, o Poseidon é focado para estudantes acadêmicos. Tanto que inclui no pacote de programas algumas ferramentas de geoprocessamento, estatística, química, entre outros. Entre os sistemas operacionais brasileiros, é uma das melhores opções para pesquisadores acadêmicos.

Download do Poseidon [8]

Ekaaty – Para quem é fã de Fedora

Enquanto a grande maioria dos sistemas operacionais usa como base o ambiente Ubuntu, o Ekaaty usa o Fedora (outro sistema operacional em software livre) como base. Ele foi desenvolvido por membros da comunidade Fedora no Brasil. Conta com programas básicos e, segundo os desenvolvedores, têm como principais vantagens a velocidade. Com apenas 192 MB de memória RAM já é possível utilizá-lo.

Download do Ekaaty [9]
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [38] Fazer uma Reclamação [38] Fazer uma Elogio [38] Fazer uma Sugestão [38] Fazer uma Solicitação [38] Fazer uma Simplifique [38]

Deixe seu comentário