"“Não precisa saber nada de eletrônica para mexer no Arduino", diz Desiree dos Santos

Imagem:

Compartilhar:

O que é Arduíno?

Criado em 18/10/12 18h32 e atualizado em 18/10/12 19h06
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Arduino - 2
"Não precisa saber nada de eletrônica para mexer no Arduino", diz Desiree dos Santos (Foto: Beraldo Leal/CC)

Uma das palestras que mais chamou atenção do público no segundo dia da Conferência Latino-Americana de Software Livre foi a que mostrou coisas básicas para se fazer com um Arduino (ou Arduíno). A palestrante Desiree dos Santos ensinou, entre outras coisas, como fazer um sistema para ligar e desligar uma lâmpada por meio de um computador.

“Não precisa saber nada de eletrônica para mexer no Arduino. O principal é ter uma ideia na cabeça e o resto vai se aprendendo por demanda”, explica. Um exemplo de aplicação que ele pode ter é na criação de sensores para ligar e desligar ar-condicionado. “As possibilidades são infinitas”,diz

Três dicas se você quer começar a mexer com Arduino

Já que, segundo Desiree, qualquer pessoa pode começar a mexer com Arduino, a própria começou por hobby, ela dá algumas dicas para os iniciantes:

- Sites bons para comprar a placa de Arduino no Brasil são o Brasil Robotics [2]  e o Hu Infinito [3]. A placa custa cerca de 60 reais. Também é possível comprar um kit para iniciantes.

- Procure uma comunidade para participar e tirar dúvidas, seja ela virtualmente ou em encontros presenciais. Desiree diz que conheceu muita gente por causa do Arduino.

- Para não gastar 60 reais e queimar a placa de Arduino, uma dica é baixar programas simuladores de Arduino. Nesse site [4]há algumas opções.

Mas o que é mesmo Arduino?

Você leu a matéria e não entendeu direito o que é Arduino. Então confira uma explicação simples, dada pela própria Desiree dos Santos:

Arduíno é uma placa “básica” de componentes eletrônicos criada na Itália. Com o Arduino é possível transformar outras ferramentas com sensores ou outras funções. O componente é um exemplo de open source. Ou seja, ele pode ser modificado e feito de outra forma. “Se eu quiser mudar alguma coisa no Arduino e criar o Latinowareino, eu posso”, diz Desiree.

No vídeo abaixo, Desiree comenta o funcionamento do Arduino.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

 

Tags:  Arduíno [5], o que é [6], destaques [7], ferramentas [8], apresentadas [9], Latinoware 2012 [10], Conferência Latino-Americana de Software Livre [11], coisas [12], mostras [13], Arduíno [5], palestrante [14], desiree dos santos [15], sistema [16], ligar [17], desligar [18], lampada [19], computador [20], eletrônica [21], Principal [22], ideia [23], cabeça [24], resto [25], demanda [26], exemplo [27], aplicação [28], criação [29], sensores [30], ar-condicionado [31], possibilidades [32], dicas [33], hobby [34], mexer [35], iniciantes [36], Brasil Robotics [37], Hu Infinito [38], placa [39], simulador [40]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [41] Fazer uma Reclamação [41] Fazer uma Elogio [41] Fazer uma Sugestão [41] Fazer uma Solicitação [41] Fazer uma Simplifique [41]

Deixe seu comentário