Combinação como “abc123” permite acesso fácil aos dados

Imagem:

Compartilhar:

Publicação ensina como criar senhas seguras

Criado em 24/10/12 12h32 e atualizado em 24/10/12 17h51
Por Portal EBC

Senha Fraca
Combinação como “abc123” permite acesso fácil aos dados (Blitx A./Creative Commons)

Brasília - O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br)  lançou um fascículo sobre cuidados com as senhas [2].  O material está disponível no formato PDF e é acompanhado de slides.  A entidade permite que a publicação seja usada livremente para divulgar boas práticas e dicas de como escolher uma boa combinação para proteger os dados.

Recentemente, o CERT.br também publicou um fascículo sobre Redes Sociais [3]. Outro material do CERT.br é a Cartilha de Segurança para a internet [4].

De acordo com o CERT.br, não é raro ouvir que a senha de alguém envolve uma data de nascimento, uma combinação fácil de letras e números, como “abc123”, ou algo “fácil de lembrar”. Para o Centro, se a senha é frágil e fácil de ser adivinhada, também é fácil que alguém tenha acesso a algum serviço que você utilize.

O CERT.br [5] é o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil responsável por tratar incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil. O Centro também desenvolve atividades de análise de tendências, treinamento e conscientização, com o objetivo de aumentar os níveis de segurança e de capacidade de tratamento de incidentes no Brasil. 

Aprenda a forma correta de restringir suas atualizações a amigos dos seus amigos no Facebook [6]

Aviso falso no Facebook ensina forma errada dos usuários protegerem conta na rede social [7]

Publicação ensina como se proteger nas redes sociais [8]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [34] Fazer uma Reclamação [34] Fazer uma Elogio [34] Fazer uma Sugestão [34] Fazer uma Solicitação [34] Fazer uma Simplifique [34]

Deixe seu comentário