Saiba o que é um viral na internet

Imagem:

Compartilhar:

Saiba o que significa "viral na internet"

Criado em 28/11/12 17h33 e atualizado em 28/11/12 18h06
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Saiba o que é um viral na internet
Saiba o que é um viral na internet (Lumaxart/Creative Commons)

Viral é um termo que surgiu junto com o crescimento do número de usuários de blogs e redes sociais na internet. A palavra é utilizada para designar os conteúdos que acabam sendo divulgados por muitas pessoas e ganham repercussão (muitas vezes inesperada) na web.

O termo é relacionado a palavra vírus (de computador ou doença), já que as pessoas chegam a compartilhar o conteúdo viral quase que inconscientemente. A palavra viral deu origem a outros termos como viralizar, viralizou e efeito viral (utilizado pelo Facebook para mensurar o quanto um conteúdo de uma página foi compartilhado).

É difícil prever como nasce um viral na internet, mas algumas características são comuns ao que “bomba na web”. Conteúdo de humor, de serviço, dicas, brindes e promoções costumam ter mais chances de fazer sucesso em blogs e redes sociais.

Vídeo (principalmente de humor) é o tipo de conteúdo que mais se torna viral na web. Em redes sociais como o Facebook, Instagram e Pinterest fotos costumam fazer sucesso. Já no Tumblr, Gifs acabam se tornando a coqueluche. 

Um dos exemplos mais bem sucedidos de viral é o da música Gangnam Style, do rapper sul-coreano PSY. A música, programada para ser mais um hit dentro do país, acabou ganhando proporções mundiais graças ao grande volume de compartilhamentos do clipe por parte dos usuários em redes sociais e blogs.

No início, a dança engraçada do músico fez com que o vídeo virasse um viral. Mas depois, a música realmente “grudou” na cabeça dos internautas. Isso resultou em projeção internacional para o músico. Como se pode ver no caso de PSY, os virais da internet também podem acabar influenciando outros setores (como o mercado fonográfico).

Tags:  viral [2], blogs [3], redes sociais [4], internet [5], vírus [6], computador [7], doença [8], compartilhar [9], conteúdo [10], palavra viral [11], viralizar [12], viralizou [13], efeito viral [14], Facebook [15], conteúdo de uma página [16], compartilhado [17], viral na internet [18], bomba na web [19], humor [20], serviço [21], dicas [22], brindes [23], promoções [24], vídeo [25], Web [26], Instagram [27], pinterest [28], fotos [29], Tumblr [30], Gifs [31], coqueluche [32], música [33], Gangnam Style [34], rapper [35], sul-coreano [36], PSY [37], hit [38], clipe [39], músico [40], Internautas [41]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [42] Fazer uma Reclamação [42] Fazer uma Elogio [42] Fazer uma Sugestão [42] Fazer uma Solicitação [42] Fazer uma Simplifique [42]

Deixe seu comentário