Richard Stallman, fundador do

Imagem:

Compartilhar:

Richard Stallman fará palestra em Brasília

Criado em 30/11/12 19h11 e atualizado em 03/12/12 11h17
Por Marcos Urupá *

Richard Stallman fará palestra em Brasília
Richard Stallman, fundador do Free Software Foundation (stallman.org)

No próximo dia 3 de dezembro, às 10h, Richard Stallman, fundador da  Free Software Foundation fará uma palestra sobre "Patents, Software, Crisis and Possible Ways Out" (Patentes, Software, crise e possíveis soluções), no Auditório Dois Candangos, na Faculdade de Educação da UnB.

Stallman é um dos fundadores do movimento software livre e percorre o mundo falando sobre o uso dessa ferramenta, que é feita colaborativamente, e denunciando que o fato dos sistemas operacionais das fabricantes de computador serem completamente fechados tira a liberdade das pessoas.

Stallman classificou os sistemas de códigos fechados de “malwares”, por não permitirem sua alteração pelo usuário e vincularem o uso de um mesmo segmento de produtos.

O QUE FEZ – O ano era 1983. O físico americano Richard Stallman começa a desenvolver um sistema operacional para computadores de programação totalmente aberta. Vinculado ao laboratório de pesquisa em computação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), o cientista questionava a postura das empresas do setor, que passaram a bloquear o acesso ao código-fonte e informações técnicas sobre os softwares embutidos nos equipamentos de informática.

Naquele momento nascia o projeto GNU, o primeiro sistema operacional livre. Foi a base que permitiu a incorporação do Linux, projeto do finlandêns Linus Torvalds, completando a iniciativa do GNU, no ano de 1992. Stallman também fundou a Fundação Software Livre, organização voluntária que envolve programadores do mundo inteiro. Grande divulgador do copyleft, conceito jurídico desenvolvido para proteger a modificação e estabelecer diretrizes para distribuição do software livre, o ativista realiza palestras em todo o mundo divulgando os conceitos da liberdade do conhecimento e o software livre.

* Com informações da Agência UnB

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [21] Fazer uma Reclamação [21] Fazer uma Elogio [21] Fazer uma Sugestão [21] Fazer uma Solicitação [21] Fazer uma Simplifique [21]

Deixe seu comentário