imagem comemorativa 10 anos creative commons

Imagem:

Compartilhar:

Creative Commons completa 10 anos e lança campanha para comemorar data

Criado em 05/12/12 16h19 e atualizado em 05/12/12 17h59
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

Creative Commons licença cc conjunto licenças
Licenças Creative Commons completam 10 anos no dia 16 de dezembro de 2012.

Todo mundo já deve ter lido a expressão “todos os direitos reservados'. A denominação é utilizada pelo Copyright (C), forma jurídica que reserva os direitos de autores e produtores de conteúdos e proíbe a distribuição sem autorização prévia. Diferente desse modelo,  há 10 anos surgia um conjunto de seis licenças internacionais, Creative Commons [2] (CC),  para flexibilizar o uso de conteúdos por meio de selos especiais. Para comemorar uma década de criação, o projeto lança uma campanha internacional de 10 dias entre 7 e 16 de dezembro.

Nos  CC, os conteúdos podem ser usados por outros grupos, artistas ou qualquer pessoa sem autorização prévia. Contudo, o autor especifica o tipo de condição de uso. A pessoa pode desde reproduzir, remixar, adaptar até criar obras derivadas. O conjunto de licenças foi lançado no dia 16 de dezembro de 2002.

O projeto Creative Commons é desenvolvido por uma equipe de especialistas, investidores e pesquisadores com apoio do Centro de Domínio Público [3]. Segundo informações do próprio site, os CC foram inspiradas, em parte, pela licença GPL da Fundação do Software Livre [4]

Campanha de 10 anos
Entre os dias 7 e 16 de dezembro, o projeto vai divulgar as atividades comemorativas pelo pelo site 10.creativecommons.org [5]. Nas redes sociais, principalmente no twitter [6],  funcionários e parceiros realizam uma campanha de divulgação com a hashtag #cc10 que serão acompanhadas de histórias curiosas e explicações sobre as licenças.

Além disso, a comunidade vai divulgar, a cada dia, um conteúdo educativo em diferentes formatos para ensinar os usuários a utilizarem as licenças. As comemorações também contam com eventos e festas pelo mundo. O grupo também convida a participação de outros interessados nas ações de mobilização por meio de um blog [7].

O portal da EBC [8] utiliza a licença Creative Commons na versão 3.0 [9] em seus conteúdos, exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.

Saiba mais
As licenças e seus selos [10]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [23] Fazer uma Reclamação [23] Fazer uma Elogio [23] Fazer uma Sugestão [23] Fazer uma Solicitação [23] Fazer uma Simplifique [23]

Deixe seu comentário