freenet? freenet liberdade documentário comunicação

Imagem:

Compartilhar:

Documentário Freenet? questiona liberdade na internet

Criado em 13/12/12 15h25 e atualizado em 13/12/12 16h19
Por Leyberson Pedrosa Fonte:Portal EBC

freenet? freenet liberdade documentário comunicação
A relação entre os Creative Commons e a liberdade da internet é um dos temas abordados pelo filme (freenetfilm.org)

"Imagine o potencial que a internet representa para solucionar as questões do desenvolvimento?", questiona Carlos Afonso, diretor do Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação (Nupef) [2]. Ele é um dos entrevistados do documentário colaborativo FreeNet? [3], que discute - como diz o título em inglês - sobre o futuro da liberdade na Internet. O filme será lançado, no Rio de Janeiro, neste sábado (15)  junto a comemoração de 10 anos do Creative Commons (CC) [4], um conjunto internacional de licenças para utilização de conteúdos.

Saiba o que Creative Commons [5]

O objetivo do filme é debater, entre outros aspectos, o acesso, a privacidade, o controle da rede e o direito das pessoas. A relação entre os CCs e a internet é um dos temas abordados pelo documentário. "A falta de concorrência acaba afetando as possibilidades de acesso [da internet]. Isso acontece tanto na questão da infraestrutura, quanto na questão dos direitos autorais", aponta Ronaldo Lemos, professor da Fundação Getúlio Vargas [6], Lemos é um dos responsáveis por trazer o conceito dos CCs para o Brasil.

Opiniões como a de Carlos Afonso [7] e Ronaldo Lemos [8] aparecem no vídeo de divulgação do Freenet?, que conta também com entrevistas do ex-ministro de Cultura e músico, Gilberto Gil, entre outros pesquisadores e realizadores. Assista o "teaser":

A exibição do filme será realizada durante a Festa de 10 anos do Creative Commons no Rio de Janeiro, às  21h, no Instituto Galpão Gamboa [9]. Contradição ou não, a divulgação da atividade conta até com evento criado no Facebook [10],  umas redes sociais contestadas no filme pela venda de informações pessoais de seus usuários. A direção do documentário é de Joana Varon e Naor Elimelech.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [36] Fazer uma Reclamação [36] Fazer uma Elogio [36] Fazer uma Sugestão [36] Fazer uma Solicitação [36] Fazer uma Simplifique [36]

Deixe seu comentário