Palco Galileu traz assuntos relacionados à ciência

Imagem:

Compartilhar:

Palestra na CP 2013 fala sobre os avanços da biologia sintética

Criado em 30/01/13 00h27 e atualizado em 02/01/15 13h06
Por Letícia Ferreira Fonte:Conteúdo colaborativo

Palco Galileu traz assuntos relacionados à ciência
Palco Galileu traz assuntos relacionados à ciência (Paloma Amorim/Campus Party/Divulgação)

Diminuir custos, tornar processos mais rápidos e trazer novos benefícios médicos são alguns dos avanços proporcionados pela biologia sintética. No palco Galileu, a mesa “biologia sintética: Hackeando organismos vivos” apresentou iniciativas de estudo e pesquisa nessa área tecnológica.

Um dos convidados, Mateus Schreiner Garcez Lopes Biólogo, PhD em Biotecnologia e responsável pela área de inovação em biotecnologia da Braskem, sintetizou o que é a biologia sintética: “É basicamente pegar e reprogramar um ser vivo para fazer uma função nova”.

Essas técnicas de reprogramação podem simplificar processos, torná-lo sustentáveis, mais produtivos. “Hoje fazemos etanol, nos poderíamos fazer gasolina, fazer borracha, fazer moléculas geralmente petroquímicas de maneira renovável” comentou o biólogo sobre as possibilidades da biologia sintética.

Na saúde, embriões modificados poderiam acabar com doenças hereditárias, evitar o uso de quimioterapia e reinventar tratamentos para o câncer. Mas a modificação de DNA humano ainda não é aplicada, principalmente em função das discussões éticas desse tipo de tecnologia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [72] Fazer uma Reclamação [72] Fazer uma Elogio [72] Fazer uma Sugestão [72] Fazer uma Solicitação [72] Fazer uma Simplifique [72]

Deixe seu comentário