Trabalho com música e internet rendeu um convite para Felipe e Steve se apresentarem na Campus Party

Imagem:

Compartilhar:

Tecnologia e arte: redes sociais ajudam músicos a compor e divulgar seus trabalhos

Criado em 30/01/13 23h05 e atualizado em 30/01/13 23h34
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Trabalho com música e internet rendeu um convite para Felipe e Steve se apresentarem na Campus Party
Trabalho com música e internet rendeu um convite para Felipe e Steve se apresentarem na Campus Party (Edgard Matsuki/Portal EBC)

“Houve um tempo em que a lógica era outra. O cara criava uma banda e pensava em ter oportunidade em uma grande gravadora. Poucos conseguiam. A internet mudou tudo e nunca mais teremos outro Michael Jackson”. A frase do músico Felipe Machado (da banda de Ska Peixoto & Maxado [2]) traduz bem as mudanças que cantores e bandas têm enfrentado tanto na criação como na divulgação do trabalho.

Machado, que entrou no cenário musical em 2003, já soube como é ser contratado por uma grande gravadora. “Na verdade, não me rendeu nada”, afirma. Tanto que a web se tornou a saída com o músico. “Primeiro foi o Orkut, onde fazíamos enquetes para recebermos sugestões de títulos de músicas. Agora usamos Twitter, Facebook e outros caminhos como o Sound Cloud”, diz.

O Sound Cloud [3], rede social para aproximar músicos e fãs, também ajuda na fase de criação. Bruno Tozzini, que trabalha com redes sociais e é músico, conta que criou uma “música colaborativa”: “Joguei no Facebook que queria criar um metal para homenagear o “garoto Zangief” (protagonista de um vídeo que bombou no Youtube). O pessoal começou a sugerir letra, base e criamos a música”. O resultado pode ser visto nesse vídeo.

O trabalho que une cultura e internet garantiu uma carreira para o produtor musical Steve ePonto (que administra as redes sociais de Ska Peixoto & Maxado e Móveis Coloniais de Acaju [4]) trabalha com estratégias para aproximar músicos e fãs. “O meu trabalho é fazer com que o público se sinta parte do processo criativo. Para isso, é preciso saber como é o comportamento de quem gosta do som”, explica.

Mas como fazer uma banda se tornar lucrativa só com a internet? “Para lucrar, é preciso pensar em uma “moeda nova”. Por exemplo, você usa a música como isca e vai aparecer pessoas falando de você. Como consequência, pode conseguir um financiamento com crowdfunding ou mesmo um patrocínio para o site”, diz Steve.

As experiências de Steve e Felipe fez serem convidados para um debate durante a Campus Party 2013. Em Mídias sociais, músicos sociáveis, eles contaram como a internet pode ajudar novos músicos. A palestra ocorreu nesta quarta-feira (30), no Palco Michelangelo do evento.

Tags:  #ebcnarede [5], Campus Party [6], são paulo [7], evento [8], #cpbr6 [9], sexta edição [10], Campus Party brasileira [11], Web [12], 28 de janeiro [13], 3 de fevereiro [14], programação [15], CP [16], palestras [17], debates [18], oficinas [19], ações especiais [20], música [21], internet [22], músicos [23], Palco Michelangelo [24]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [25] Fazer uma Reclamação [25] Fazer uma Elogio [25] Fazer uma Sugestão [25] Fazer uma Solicitação [25] Fazer uma Simplifique [25]

Deixe seu comentário