Geeksphone foi lançado com Firefox OS

Imagem:

Compartilhar:

Lançado na Campus Party 2013, Geeksphone promete ser opção de smartphone popular

Criado em 02/02/13 17h53 e atualizado em 02/02/13 21h33
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Geeksphone foi lançado com Firefox OS
Geeksphone foi lançado com Firefox OS

Um dos fatos que mais ganhou destaque na Campus Party 2013 foi o lançamento do primeiro smartphone com o Firefox OS (sistema operacional da Mozilla). Lançado pela Vivo (que também é patrocinadora oficial do evento), o Geeksphone promete ser uma opção de smartphone popular, com o custo mais baixo que de concorrentes que usam Android ou iOS.

De acordo com desenvolvedores, o sistema operacional adotado exige menos recursos do aparelho. Com isso, um telefone mais simples acarretará em um preço mais baixo. “O preço será menor do que de outros smartphones e um pouco mais alto do que os de modelos simples. Isso pode gerar uma democratização no acesso aos celulares”, diz Jaques Chicorel, gerente de inovação da Vivo.

Durante a Campus Party, foram entregues 174 Geeksphones (que quando for lançado comercialmente deve ter outro nome) para serem testados por programadores. “O pessoal que pegou o telefone pode dar sugestões para ajustes futuros no aparelho”, diz Chicorel. O aparelho deve ser comercializado a partir do segundo semestre desse ano. Chicorel também afirma que outras operadoras podem comercializar o aparelho. De acordo com ele, elas “só precisam entrar em acordo com a Mozilla”.

Telefone com software em código aberto tem recursos pagos 

Criado em um sistema operacional com código aberto (que, diferentemente de um software livre, permite apenas modificações, mas não o uso do nome da marca) o Geeksphone já conta com cerca de mil aplicativos como Facebook, Sound Cloud e Twitter. Alguns deles são pagos. “O lucro da loja virtual é dividido em 70% para o desenvolvedor e 30% para quem gere a loja”, diz Chicorel.

Mesmo quem não tem o Geeksphone pode tentar instalar o sistema operacional Firefox OS em alguns aparelhos. De acordo com desenvolvedores da Mozilla, foram feitos testes em modelos da Samsung (como o S1 e S2) e Motorola. No Geeksphone também é possível instalar o sistema operacional Android. Lembrando que é preciso um mínimo de conhecimento em programação para fazer os procedimentos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [25] Fazer uma Reclamação [25] Fazer uma Elogio [25] Fazer uma Sugestão [25] Fazer uma Solicitação [25] Fazer uma Simplifique [25]

Deixe seu comentário