A antena de celular em formato de palmeira pode ser uma alternativa ao cumprimento da legislação quando às exigências da manutenção da paisagem urbana.

Imagem:

Compartilhar:

Redes 4G devem começar a operar até o dia 30 de abril

Criado em 04/04/13 10h36 e atualizado em 04/04/13 12h09
Por Thiago Pimenta Edição:Priscila Ferreira Fonte:Portal EBC

Antena de Celular em formato de Palmeira
A antena de celular em formato de palmeira pode ser uma alternativa ao cumprimento da legislação quando às exigências da manutenção da paisagem urbana. (Robotskirts / Creative Commons)

As empresas licitadas para operar a tecnologia 4G no Brasil terão como prazo máximo o fim de abril para começar a oferecer o serviço nas cidades-sede da Copa das Confederações. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que as redes já estão instaladas, mas que não será exigida das empresas cobertura em todo os territórios das cidades-sede. “Brasília, por exemplo, já tem 70% de cobertura [4G]”, informa.  As empresas devem oferecer uma cobertura inicial que, depois de um prazo a ser estabelecido pelo governo, deve ser ampliada.

Em 2013 sediarão os jogos da Copa das Confederações as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro. Recife e Salvador.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Já para as cidades que sediarão a Copa do Mundo de 2014, o prazo máximo para a operação da tecnologia 4G é 31 de dezembro deste ano. Paulo Bernardo citou a cidade de Curitiba, onde já existem planos da tecnologia 4G à venda. Receberão jogos da Copa do Mundo em 2014 Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

As redes instaladas nos estádios devem ser fixas, de pequeno porte, em formato circular ou oval e compartilhadas entre as empresas. Além disso, elas transmitirão sinais de tecnologias 2G, 3G e 4G. “Uma central eletrônica fará a separação de sinais entre as empresas”, informou o ministro das Comunicações.

A instalação de antenas nos municípios também encontra diversos impasses com leis municipais, uma vez que não existe um código único nacional que regulamente a implantação das torres. De acordo com Paulo Bernardo, as leis são muito restritivas ou existe o problema da burocracia que atrasa na entrega de autorizações para a instalação de antenas. Por outro lado, existe também a necessidade de as empresas diminuírem o tamanho das instalações de redes. O ministro destacou alternativas como antenas instaladas em postes, e até mesmo em falsas palmeiras, que na verdade estão equipadas para transmissão de sinais. “Em outros países, isso é muito comum. Em Hong Kong, por exemplo, as antenas não aparecem. Acho que também deve haver um esforço para se melhorar o visual. A população merece isso”, defendeu Paulo Bernardo.

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Edição: Priscila Ferreira

Tags:  internet [2], redes [3], Paulo Bernardo [4], Ministro [5], ministério [6], Comunicações [7], celulares [8], 3g [9], 4G [10], Tecnologia [1], grandes eventos [11], Copa do Mundo [12], Copa das Confederações [13], preparativos para a copa [14], Estádios [15], legislação [16], impasse [17], municípios [18], antenas [19], instalação [20], leis [21], municipais [22], Meio Ambiente [23], tombamento [24], patrimônio [25], urbanismo [26], paisagem [27], urbana [28], melhora [29], dados [30], Sinal [31], modem [32], wireless [33], sem fio [34], empresas [35], prazo [36], Cidades Digitais [37], digitalização [38], imprensa [39], jornalismo [40], Jornalistas [41], Portal EBC [42], banda larga [43], download [44], velocidade [45], infra-estrutura [46], investimentos [47], parceria [48], operadoras [49], Notícias [50]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [51] Fazer uma Reclamação [51] Fazer uma Elogio [51] Fazer uma Sugestão [51] Fazer uma Solicitação [51] Fazer uma Simplifique [51]

Deixe seu comentário