smartphone aplicativo celular, botão

Imagem:

Compartilhar:

Associações afirmam que operadoras fazem propaganda enganosa da internet 4G

Criado em 09/05/13 18h12 e atualizado em 09/05/13 18h42
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

smartphone aplicativo celular, botão
Se comprovada a fraude na venda, a operadora pode sofrer sanções que vão de multas até cassação da licença para operar

A associação Proteste e a AET (Associação dos Engenheiros de Telecomunicações) enviaram um ofício à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em que pedem esclarecimentos em relação à implantação da internet 4G no Brasil. De acordo com as associações, as operadoras de telefonia fazem “propaganda enganosa” do serviço.

A explicação técnica é de que ainda não existe estrutura técnica para operar em 4G no pais, já que a  maioria dos aparelhos ainda não operam na banda do 4G (que é de 2,5GHz ou de 700MHz). Nesses casos, o smartphone ou tablet irá operar na frequência do 3G.  Ou seja, o usuário estaria pagando pelo 4G e usando serviços de 3G. “Depois de assinar o contrato de fidelidade com a operadora e se dar conta da limitação, o consumidor se sentirá enganado", diz Maria Inês Dolci da Proteste.

Até o momento, apenas 12 modelos de aparelhos que operam na frequência do 4G [2]. Em nota divulgada no site oficial, a Proteste [3] afirma que “não é aconselhável o consumidor investir em uma tecnologia ainda cara, compatível com poucos celulares e disponível ainda em poucas regiões de algumas cidades”.

De acordo com a Anatel, o ofício da Proteste está sendo encaminhado para resposta. Em relação a comercialização dos telefones, a Anatel afirma que “apenas os aparelhos homologados podem ser vendidos” e “que qualquer usuário que se sentir lesado por propaganda enganosa pode fazer uma denúncia formal à agência”. Se comprovada a fraude na venda, a operadora pode sofrer sanções que vão de multas até a cassação da licença para operar.

Pelo cronograma definido pela Agência, as operadoras têm até o dia 10 de maio para por em operação as redes de 4G nas seis cidades que vão sediar a Copa das Confederações entre 15 e 30 de junho.

Veja quais são os modelos habilitados para 4G (Fonte: Anatel) [2]

Modelo         - Fabricante
XT925           - Motorola Industrial Ltda.
GT-I9305T   - Samsung Electronics Co Ltd.
820.1            - Nokia Mobile Phones, Inc.
920.1            - Nokia Mobile Phones, Inc.
LG-E977      - LG Electronics do Brasil Ltda.
STL100-2    - Research in Motion Limited
GT-I8730     - Samsung Electronics Co Ltd.
C6503          - Sony Mobile Communications AB
GT-N7105T -  Samsung Electronics Co Ltd.
XT925           - Motorola Mobility LLC
LG-P875h    - LG Electronics do Brasil Ltda.
GT-I9505      - Samsung Electronics Co Ltd.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [33] Fazer uma Reclamação [33] Fazer uma Elogio [33] Fazer uma Sugestão [33] Fazer uma Solicitação [33] Fazer uma Simplifique [33]

Deixe seu comentário