WordPress

Imagem:

Compartilhar:

Wordpress completa dez anos com comemorações de usuários do sistema

Criado em 26/05/13 19h46 e atualizado em 27/05/13 10h23
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

WordPress
WordPress (Divulgação)

Nos início dos anos 2000, a grande febre dos usuários da web era postar relatos pessoais em blogs. Nesse contexto, anterior ao boom das redes sociais,  surgiu em 2003 o WordPress. Nesta segunda-feira (27), o sistema de gerenciamento de conteúdo  (CMS) completa dez anos. E ao contrário dos concorrentes da época (como Blogger e Live Journal), continua mantendo a força.

Ser um software livre e que pode ser modificado por desenvolvedores foi o grande trunfo do WordPress. De uma simples ferramenta para blogueiros que desejavam postar relatos pessoais, o WordPress se tornou uma das melhores alternativas para quem quer criar um site profissional. Isso aconteceu justamente pelo software ter sido aprimorado nos últimos dez anos.

A possibilidade de ser modificado também fez com que uma comunidade online de desenvolvedores e usuários fosse criada em torno do WordPress. E é justamente essa comunidade que está organizando alguns eventos para este dia 27 de maio. Trata-se do WordPress Meetup, que acontece em cerca de 500 cidades.

No Brasil, o principal encontro da comunidade vai acontecer em São Paulo. Uma das organizadoras do evento é Cátia Kitahara, que fundou a comunidade brasileira. Ela diz que o grande número de usuários ajudou a ferramenta a se tornar popular. “O que diferencia é que a comunidade é muito grande e fica muito fácil encontrar suporte”, afirma. De acordo com Cátia, o encontro de São Paulo deve contar com cerca de 70 pessoas.

Mas, para o quê serve o WordPress? 

Há duas possibilidades de utilizar o WordPress. A mais simples delas é usando o serviço de blogs do Wordpress.com. Nesse caso, você precisa ir até a página do serviço, fazer um cadastro e criar uma página que vai ter o domínio “nomedosite.wordpress.com”. A partir disso é possível fazer tarefas simples na página como atualizar as postagens. Esta opção é similar ao Blogger ou mesmo o Tumblr.

A segunda opção de uso do WordPress é em domínios próprios (ex: nomedosite.com.br ou nomedosite.com). Com o WordPress como CMS de um site, a gama de recursos (como layouts para a página e plugins para administrar a página) aumenta. Para usar o software desta forma, você precisa primeiro registrar um domínio e hospedagem de site.

Alguns serviços de hospedagem já contam com a opção do WordPress para ser utilizado. Caso a empresa de hospedagem não ofereça o CMS, você deve fazer o download do programa no site wordpress.org.

Entenda o que é:

CMS – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (tradução para Content Management System). Trata-se da plataforma que utilizamos para administrar uma página na internet. Além do WordPress, são populares o Drupal e o Joomla. O Blogger (do domínio Blogspot) também pode ser usado como CMS.

Tags:  wordpress [2], 10 anos [3], dez [4], anos [5], aniversário [6], blog [7], usuários [8], sistema [9], Web [10], blogueiros [11], relatos pessoais [12], blogs [13], redes sociais [14], gerenciamento de conteúdo [15], conteúdo [16], concorrentes [17], Blogger [18], Live Journal [19], Software Livre [20], modificado [21], modificações [22], desenvolvedores [23], grande trunfo [24], Simples [25], ferramenta [26], Site [27], profissional [28], evento [29], aprimoramento [30], aprimorado [31], WordPress Meetup [32], são paulo [33], brasil [34], organizadoras [35], Cátia Kitahara [36], comunidade brasileira [37], comunidade [38], virtual [39], publicador [40], publicações [41], cadastro [42], domínio [43], atualizar [44], postagens [45], Tumblr [46], CMS [47], layouts [48], página [49], plugins [50], administrar [51], registro [52], software [53], hospedagem [54], Notícias [55], Sistema de Gerenciamento de Conteúdo [56]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [57] Fazer uma Reclamação [57] Fazer uma Elogio [57] Fazer uma Sugestão [57] Fazer uma Solicitação [57] Fazer uma Simplifique [57]

Deixe seu comentário