Facebook Privacidade

Imagem:

Compartilhar:

Boato do Facebook que fala sobre cobrança e privacidade dos usuários é falso

Criado em 09/07/13 14h32 e atualizado em 09/07/13 15h21
Por Portal EBC

facebook hoax
facebook hoax (Reprodução)

Após as denúncias de que o governo norte-americano teria acesso a dados virtuais de brasileiros [2], usuários do Facebook começaram compartilhar uma mensagem falsa sobre a cobrança do serviço dessa rede social. O boato informa que "os fiscais do face darão início a busca seletiva avançada a procura desse aviso no seu mural" e que poderão cobrar uma taxa dos internautas que não compartilharem o texto. A mensagem mistura os debates sobre privacidade na web e diz que a informação teria sido divulgada por programas de televisão.

Contudo, a informação trata-se apenas de um hoax [3], ou seja, uma mensagens alarmista com conteúdo falso. Hoaxes desse tipo já aconteceram outras vezes, principalmente no Facebook. A assessoria de imprensa da Rede Social no Brasil inclusive padronizou uma resposta, dizendo que o serviço será sempre gratuito.

Saiba mais sobre os hoaxes [3]

Independente do futuro da rede social, correntes virtuais, além de gerarem desinformação, podem trazer outros ricos. É o que já alertou o pesquisador sobre liberdade na web, Paulo Rená, ao Portal EBC em fevereiro de 2013 [4]. Rená explica que a republicação desse material não garante nenhuma segurança em relação aos dados pessoais dos usuários. Ele reforça que as pessoas precisam ficar atentas aos termos e regras de uso desses espaços virtuais.  “Por isso, é importante a discussão que acontece no Brasil para se ter uma legislação que possa proteger os usuários em casos de abusos desses termos" , apontou.

Leia também:

Fique alerta: novo boato envolvendo privacidade no Facebook fala de “gráfico app” [5]

Mais um boato tenta confundir usuários sobre privacidade no Facebook [4]

O que é o Marco Civil da Internet? [6]
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário