Receita alerta para golpe do "falso amigo das redes sociais"

Imagem:

Compartilhar:

Receita alerta para golpe do "falso amigo das redes sociais"

Criado em 15/08/13 10h42 e atualizado em 15/08/13 12h04
Por Secretaria da Receita Federal [2]

A Secretaria da Receita Federal divulgou, nesta quarta-feira (14), um alerta sobre um novo tipo de golpe que está sendo aplicado pela internet. Somente nos últimos dois dias, a Receita recebeu cinco queixas de pessoas que foram enganadas no estado de São Paulo.

O golpe funciona do seguinte modo: após conhecer alguém na rede, o internauta golpista envia a ele presentes pelos Correios, em geral de baixo valor. Em geral, as vítimas se sentem gratas e a confiança é estabelecida. Alguns dias depois, essas vítimas recebem um pedido de ajuda do golpista. Ele diz que ter um problema que precisa ser resolvida rapidamente, uma encomenda retida no aeroporto. Para resolver, é necessário um depósito, na faixa de R$ 2 a R$ 3 mil, em uma determinada conta corrente bancária.

Veja modelo de documento recebido por uma das vítimas. Imagem: Receita Federal

O golpista então insinua que a pessoa será recompensada pela ajuda. A vítima então faz o depósito da quantia solicitada na conta bancária. Só que essa conta corrente é de uma outra pessoa, um laranja, que apenas empresta o nome ao falsário. Depois disso, o internauta golpista desaparece da rede.

Leia também: 

Google reconhece ser impossível dar garantias de segurança à privacidade de usuários [3]

Brasil terá centro de certificação para evitar equipamentos que possibilitem espionagem [4]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [27] Fazer uma Reclamação [27] Fazer uma Elogio [27] Fazer uma Sugestão [27] Fazer uma Solicitação [27] Fazer uma Simplifique [27]

Deixe seu comentário