Exame de imagem mostra cérebro imagem

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisadores mostram como o cérebro registra as memórias

Criado em 28/01/14 16h16 e atualizado em 28/01/14 16h43
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC*

Pesquisadores da Escola de Medicina Albert Einstein, da Universidade Yeshiva, em Nova York (EUA), conseguiram capturar imagens jamais vistas sobre como o cérebro dos seres vivos registra as memórias. Os cientistas utilizaram marcações fluorescentes para identificar, nos neurônios de ratos, as moléculas essenciais para criação das memórias. A partir daí, foi possível observar, em tempo real, a “viagem” destas moléculas no cérebro de animais vivos.

Como os neurônios registram as memórias? Assista:


A técnica desenvolvida pelos pesquisadores consiste em marcar com fluorescência todas as moléculas de RNA mensageiro (RNAm), que codificam a proteína beta-actina – encontrada no núcleo dos neurônios e que tem papel fundamental na formação das memórias.

No estudo, os cientistas estimularam os neurônios do hipocampo do rato, onde as memórias são criadas e armazenadas, e conseguiram assistir a formação de moléculas de RNAm de beta-actina no interior das células nervosas – são os pontos que brilham no vídeo. As imagens revelam o trajeto pelas ramificações dos neurônios – os dendritos –, onde as memórias se criam.

Leia também: acompanhe a cobertura da EBC na Campus Party 2014 [2]

Outra importante descoberta é que a proteína beta-actina pode ser sintetizada em horários e locais específicos, bem como em quantidade específica. Considerando que a proteína parece fortalecer a conexão entre neurônios, ela acaba tendo atuação importante na codificação das memórias, que são registradas quando estas ligações entre as células do cérebro são estáveis e de longa duração.

De acordo com o dr. Robert Singer, que coordenou os dois estudos, “esta observação de que os neurônios ativam seletivamente a síntese de proteínas e, em seguida, a desligam, se encaixa perfeitamente com a forma como pensamos que as memórias são criadas”.

Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui (em inglês) [3]

 

*com informações da Albert Einstein College of Medicine of Yeshiva University [4]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário