No total, o Brasil conta com 14,8 milhões de domicílios com TV por assinatura

Imagem:

Compartilhar:

Campus Party: TV digital pública vai beneficiar famílias mais pobres, diz professora

Criado em 29/01/14 14h03 e atualizado em 29/01/14 14h58
Por Luanda Lima Fonte:Portal EBC

Um debate da Campus Party 2014 reuniu, na última terça-feira (28), diferentes convidados para falar sobre o impacto do digital sobre os novos formatos de conteúdos audiovisuais. Entre os integrantes da mesa, estava Cosette Castro, professora da Universidade Católica de Brasília e pesquisadora do Brasil 4D. Após o debate, Cosette conversou com o Portal EBC sobre a iniciativa.

Confira mais notícias sobre a Campus Party 2014 [2]

O projeto de TV digital interativa é voltado para famílias de baixa renda, beneficiárias do Bolsa Família. A proposta é oferecer serviços públicos por meio do controle remoto, como acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço [3] (FGTS), informações sobre direitos da mulher e vacinação, cursos de capacitação e ofertas de emprego.

Pesquisadora explica o que é o projeto Brasil 4D

Creative Commons - CC BY 3.0 -

“O piloto foi realizado em 2013 em João Pessoa (PB) com cem famílias. É um projeto inédito no mundo porque usa a televisão digital pública, um controle remoto, uma caixa de conversão da TV analógica para o sistema digital e uma antena de TV. O Brasil 4D está agora em Ceilândia e Samambaia (DF), para a implantação nas casas de 300 famílias”, contou Cosette.

Leia também:

Projeto Brasil 4D recebe prêmios nacionais e internacionais [4]

A pesquisadora falou também da participação da Empresa Brasil de Comunicação – EBC no projeto. “A EBC pensou esse projeto como forma de oferecer multiprogramação, que é quando a TV digital possibilita que um canal seja subdividido em vários outros, tudo pela televisão aberta e gratuita”.

Segundo Cosette, o processo da TV digital no Brasil superou o debate puramente tecnológico e passou a envolver mais intensamente a discussão sobre conteúdo. “No caso do Brasil 4D, desenvolvedores de software e profissionais da comunicação, do audiovisual, da arte, do design, da engenharia e da informática estão trabalhando em conjunto”.

Cosette considerou um desafio apresentar o projeto aos participantes da Campus Party. “Viemos falar com um público já acostumado à tecnologia sobre 15 milhões de famílias que fazem parte do Bolsa Família e representam 50 milhões de pessoas, que não têm acesso à internet, televisão digital ou celular pós-pago”.

Cosette Castro fala sobre a apresentação do projeto Brasil 4D ao público da Campus Party

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Tags:  Campus Party 2014 [5], TV digital [6], Brasil 4D [7]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [8] Fazer uma Reclamação [8] Fazer uma Elogio [8] Fazer uma Sugestão [8] Fazer uma Solicitação [8] Fazer uma Simplifique [8]

Deixe seu comentário