Buraco negro é descoberto

Imagem:

Compartilhar:

Buraco negro gigante é encontrado em galáxia anã

Criado em 18/09/14 18h34 e atualizado em 18/09/14 18h45
Por Portal EBC

Os astrônomos encontraram evidências de um buraco negro gigante em uma galáxia anã, informou a Agência Espacial Europeia. A descoberta sugere que os buracos negros supermassivos podem ser duas vezes mais numerosos do que a estimativa anterior.

Leia mais notícias no Portal EBC [1]

Ferramenta une democracia e tecnologia [2]

Creative Commons - CC BY 3.0 -

A equipe ficou intrigada com a galáxia anã ultra-compactada M60-UCD1, a 54 milhões de anos-luz da Terra,  já que haveriam emissões de raios-X, o que indicou haver um buraco negro. Imagens registradas com o telescópio espacial Hubble mostrou que a galáxia abrigou uma grande concentração de massa no centro, mas a equipe não tinha idéia de quão pesado o buraco negro  poderia ser. "Esta é uma confirmação muito forte de que pequenas galáxias podem ter grandes buracos negros", disse  o astrônomo Karl Gebhardt, da Universidade do Texas. "Esta é uma nova classe de galáxias - e isso é muito emocionante."

Buracos negros supermassivos têm, em geral, cerca de 0,5% da massa das estrelas que estão concentradas no centro de suas galáxias. O M60-UCD1 é formado por cerca de 18% da massa de estrelas da galáxia.  "Nós ainda não entendemos como os buracos negros supermassivos se formam", observou o astrônomo Anil Seth, da Universidade de Utah, em Salt Lake City .

*Com informações da Agência Espacial Europeia

Tags:  astros [3], buraco negro [4], Tecnologia [1], galáxia [5], galáxia anã [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia [7] Reclamação [7] Elogio [7] Sugestão [7] Solicitação [7] Simplifique [7]

Deixe seu comentário