Imagem:

Compartilhar:

Cientista brasileira recebe prêmio da Unesco e da L'Oréal

Criado em 18/03/15 09h13 e atualizado em 18/03/15 10h23
Por Edgard Júnior Fonte:Rádio ONU [2]

A cientista brasileira Thaísa Bergmann recebe esta quarta-feira o prêmio "Para Mulheres na Ciência" em uma cerimônia em Paris.

A homenagem feita pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e pela Fundação L'Oréal acontece todos os anos e é um reconhecimento pelas conquistas alcançadas pelas mulheres em suas carreiras.

Reconhecimento

De Porto Alegre, antes de viajar para a França, Bergmann falou à Rádio ONU sobre a importância da homenagem.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Cientista brasileira recebe prêmio da Unesco e da L'Oréal

"Esse prêmio é um reconhecimento para a ciência e em particular para a mulher cientista. Eu acho que nós, mulheres, a gente tem aquela famosa dupla jornada. Muitas vezes fiquei realmente dividida entre o trabalho e cuidar dos filhos e no fim a gente faz uma boa contribuição à ciência e isso é reconhecido e valorizado, especialmente por ser mulher."

A brasileira, que é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é uma das cinco mulheres cientistas que vão receber o prêmio. Também serão oferecidas bolsas para 15 jovens pesquisadoras.

Desde 1998, o programa Mulheres na Ciência agraciou 2.250 mulheres em mais de 110 países.

Equilíbrio de Gênero

Segundo a Unesco, ainda é preciso avanços para alcançar equilíbrio de gênero na ciência. Apenas 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres.

A agência da ONU anunciou que 2015 é o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luzes. Segundo a Unesco, o ano celebra a ciência e o conhecimento em todo o mundo.

*Apresentação: Laura Gelbert.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [6] Fazer uma Reclamação [6] Fazer uma Elogio [6] Fazer uma Sugestão [6] Fazer uma Solicitação [6] Fazer uma Simplifique [6]

Deixe seu comentário