Compartilhar:

Escola técnica do Rio inaugura planta de energia solar para formação de pessoal

Criado em 07/06/15 11h27 e atualizado em 07/06/15 11h32
Por Flávia Villela Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil [2]

O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro, começa a operar nesta semana a planta fotovoltaica, que vai gerar energia limpa e renovável, e capacitar professores ao ensino da energia solar e, sobretudo, formar técnicos que sejam habilitados a instalar plantas similares.

A miniusina, com potência de 6 quilowatts-pico (kWp), teve investimentos de R$ 80 mil, e integra a carteira de projetos do Programa Rio Capital da Energia, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro (Sedeis). O projeto também recebeu apoio da agência alemã de fomento Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e da Light Esco. As instalações ficaram a cargo da empresa Eudora Solar.

Coordenador do projeto e professor do Cefet, Mamour Sop Ndiaye, explicou que a miniusina é capaz de atender o consumo elétrico médio de três famílias. Em julho, a planta será utilizada em uma nova etapa do curso de capacitação de professores do Cefet e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Paralelamente, foi iniciada a formação dos primeiros profissionais de nível técnico em energia fotovoltaica. De acordo com Ndiaye, o primeiro grupo de alunos especialistas na tecnologia deverá estar completamente formado no segundo semestre de 2016. O professor explicou que um dos maiores problemas atualmente, na instalação de painéis fotovoltaicos, tanto no Rio quanto no Brasil, é a falta de técnicos habilitados nessas instalações.

Com a miniusina instalada, o centro agora se prepara para produzir o próprio painel fotovoltaico, em vez de o adquirir pronto. O novo projeto envolve a instalação de outra planta fotovoltaica, de 1 kWp, cuja energia gerada vai ser usada para iluminar o pátio da escola.

Editor Stênio Ribeiro

Tags:  planta [5], miniusina [6], energia solar [7], escola técnica [8], rio [9], formação [10], pessoal [11], Pesquisa e Inovação [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário