Imagem:

Compartilhar:

Projeto Brasil 4D recebe menção honrosa em premiação pelo caráter inovador

Criado em 02/06/15 20h58 e atualizado em 02/06/15 21h43
Por Mariana Tokarnia Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil [2]

O Projeto Brasil 4D recebeu hoje (2) menção honrosa no Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2014: Homenagem a Armando Dias Mendes na categoria Projetos Inovadores para Implementação no Território. O projeto, coordenado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) leva, pela televisão, diversas informações e serviços públicos aos beneficiários do programa Bolsa Família.

Projeto Brasil 4D recebe menção honrosa do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2014, categoria Projetos Inovadores para Implantação no Território (Valter Campanato/Agência Brasil)

O Projeto Brasil 4D, da EBC, recebe menção honrosa do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2014Valter Campanato / Agência Brasil

"O projeto permite levar a interatividade da TV Digital para as famílias mais pobres. Pode fazer com que elas aumentam a renda, tenham acesso à informação e ao conhecimento para poder disputar melhor os espaços de emprego, os cursos. Para que possam se desenvolver e se qualificar, ter melhores condições de competir com outras pessoas que têm acesso às novas tecnologias por meio de banda larga, que tem um custo alto", explica o presidente da EBC, Nelson Breve.

O prêmio é promovido pelo Ministério da Integração Nacional para estimular iniciativas e identificar medidas concretas de redução das desigualdades entre as regiões brasileiras e de acesso igualitário a oportunidades de desenvolvimento.

O projeto 4D ainda está em fase de teste, desde 2013, em João Pessoa, e desde o ano passado, no Distrito Federal. Por enquanto, as famílias que participam têm acesso, pelo controle remoto, a listas de vagas de emprego, saldo e extrato de contas correntes no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, games educativos e informações sobre serviços da mulher e Lei Maria da Penha - que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

A intenção é aumentar a interação. O usuário poderá, por exemplo, fazer transações bancárias, inscrição em programas do governo, como o Minha Casa Minha Vida, ter acesso ao boletim escolar dos filhos e agendar consultas médicas do Sistema Único de Saúde (SUS), sem sair de casa.

A TV Digital está sendo implementada gradualmente no Brasil,. É novo modelo da TV aberta. A partir de abril do ano que vem, o sinal analógico será desligado aos poucos, até 2018. Para receber o sinal digital é preciso um conversor e uma antena adaptados.

O Brasil 4D funciona com um conversor tipo C, adaptado ao software Ginga. Os beneficiários receberão o conversor e antena gratuitamente, mas qualquer um poderá adquirí-lo e ter acesso aos serviços.

Além do Brasil 4D, outros três projetos foram homegeados nesta edição do Prêmio Celso Furtado. O prêmio foi entregue a oito projetos, teses de doutorado ou dissertações de mestrado, classificados em primeiro ou segundo lugar. Os prêmios variam de R$ 13 a R$ 50 mil. A lista completa pode ser acessada na internet: http://premio2014.mi.gov.br/resultados [3]

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, destacou durante a cerimônia, a importância dos projetos para promover o desenvolvimento do país.

"Um país dessa dimensão com diversas culturas, nós temos que desenvolvê-lo respeitando essas culturas e também aproveitando as sugestões", disse. "Todas as regiões do Brasil têm muito a aprender e muito a ensinar. A vivência cultura, do desenvolvimento de cada uma dessas áreas e a complexidade dessas áreas faz com que hajam mais participantes para o governo federal para apropriar as políticas públicas".

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário